Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/104
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cidade ferve e o bicho espreita: os dominantes e a política em Feira de Santana (1945-1964)
Autor: Lins, Rafael Quintela Alves 
Primeiro orientador: Oliveira, Clóvis Frederico Ramaiana Moraes
Resumo: Acha-se aqui um estudo da situação política de Feira de Santana/BA entre os golpes de outubro de 1945 (fim da ditadura do Estado Novo) e abril de 1964 (início da ditadura civil-militar). Dessa experiência histórica analisamos: 1) as transformações da vida feirense, figuradas no crescimento da cidade e na emergência eleitoral; 2) as práticas de poder de sujeitos e grupos dominantes, percebidas a partir das suas organizações e projetos políticos; 3) os rearranjos do poder, observados nas disputas em torno da direção municipal. Para tanto, utilizamos como material empírico: os jornais Folha do Norte, Gazeta do Povo e O Coruja; os Sensos do IBGE; os Projetos de Lei e Atas da Câmara dos Vereadores; os romances, Setembro na Feira e O bicho que chegou a Feira. A base teórico-metodológicas foi construída a partir das noções de teoria política de Antonio Gramsci e das reflexões de Michel de Certeau sobre as relações de poder. Por fim, miramos a política local de forma ampla, integrante e indissociável do conjunto das relações sociais em curso no Brasil daqueles anos.
Abstract: Is found here a study of Feira de Santana's political situation between the coups-de-état of october 1945 (end of Estado Novo's dictadorship) and april 1964 (beginning of civilian-military dictadorship). About this historical experience, we analyze: 1) the transformations in Feira de Santana's living, shown in the growth of the city and electoral emergence; 2) the power practices of dominant individuals and groups, noticed in their organization and political project; 3) the rearrangements of power, observed in the disputes around the city's administration. For that, we use as empirical material: the newspapers Folha do Norte, Gazeta do Povo e O Coruja; the IBGE'S census; the law projects and records of the counselor's chamber and the novels Setembro na Feira and O bicho que chegou a Feira. The teoric-methodologic basis was constructed around Antonio Gramsci's notion of political theory and Michel de Certeau's reflections around power relations. Finally, we treat the local politics in a wide, integrating manner, inseparable of social relation's picture happening in Brazil in those years.
Palavras-chave: História política
Political history
Classe dominante
Feira de Santana (1945-64)
Ruling class
Feira de Santana (1945-64)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
Programa: Mestrado Acadêmico em História
Citação: LINS, Rafael Quintela Alves. A cidade ferve e o bicho espreita: os dominantes e a política em Feira de Santana (1945-1964). 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/104
Data de defesa: 27-Ago-2014
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoRafaelQuintela.pdfArquivo em texto completo1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.