???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Amanda da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0124821925158558por
dc.contributor.advisor1Seidel, Roberto Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9180747858621954por
dc.date.accessioned2020-04-24T00:13:06Z-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda da. O contemporâneo en cena: literatura, estudos culturais, trauma e afetividade na trilogia de Antônio Torres. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1052-
dc.description.resumoNesta dissertação, buscamos uma compreensão da escrita de Antônio Torres, especificamente da trilogia — Essa terra (1976), O cachorro e o lobo (1997) e Pelo fundo da agulha (2006). Esses romances trazem o cerne de problemas comuns a uma parcela da população brasileira, a migração entre regiões e os embates travados pelos indivíduos que vivenciam essa travessia. Trata-se de uma tentativa de verificar como o escritor se apropria da fluidez do mundo mo-derno para representar em seus personagens a percepção de instabilidade frente à vida, própria dessa época pós-moderna. Num primeiro momento examinamos a narrativa de Antônio Tor-res situando-a na contemporaneidade e buscando as particularidades de cada obra que encena diferentes momentos da vida do personagem Totonhim. Num segundo momento destacamos os espaços que se apresentam na narrativa torreana, refletindo a época atual, bem como os corolários globalização e mundialização, a partir da temática da migração, do deslocamento e dos limites/fronteiras culturais no contexto contemporâneo. No último momento adentramos em questões subjetivas, como o trauma e a afetividade, o primeiro decorrente das consequên-cias psicológicas causadas pelo/no deslocamento, enquanto que a segunda aparece na nostal-gia de um “paraíso perdido”, na percepção de um mundo que perde seus contornos tornando cada vez mais difícil encontrar uma referencialidade. A literatura passa a ser uma aliada na busca pela compreensão dessa nova condição global.por
dc.description.abstractIn this paper, we intend to reach the understanding of Antonio Torres writing, specifically in his trilogy – The Land (1976), O Cachorro e o Lobo (1997) and Pelo fundo da Agulha (2006) – novels that show the most common problems faced by part of Brazilian population, the mi-grations between regions and the disputes among the individuals who face this process, trying to see how the author gets the flow of the modern world, in order to represent, through his characters, the idea of instability before life, a characteristic of these post-modern times. At a first moment we analyze Antonio Torres’s narrative, by setting it into the present and seeking the particularities of each novel, which show different moments in the life of the character Totonhim. At a second moment, we highlight the spaces shown in Torres’s narrative. They reflect the present times, as well as its consequence, globalization. From the migration theme, the dislocation and the cultural boundaries in the contemporary context. At the last moment we get into subjective questions as trauma and affection, the first, coming from the psycho-logical consequences caused by and during dislocation, while the later comes from the ‘lost paradise’ nostalgia. By noticing a world that has lost its outlines becoming more and more difficult to find a reference. The literature then, becomes an important ally on the search for this new global condition understanding.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2020-04-24T00:13:06Z No. of bitstreams: 1 O contemporâneo en cena - Amanda da Silva.pdf: 688132 bytes, checksum: 400710191584540fc83429deb4698e5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-24T00:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O contemporâneo en cena - Amanda da Silva.pdf: 688132 bytes, checksum: 400710191584540fc83429deb4698e5b (MD5) Previous issue date: 2011-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura contemporâneapor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectAntônio Torrespor
dc.subjectComtemporary literatureeng
dc.subjectMigrationeng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectAffectioneng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleO contemporâneo en cena: literatura, estudos culturais, trauma e afetividade na trilogia de Antônio Torrespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O contemporâneo en cena - Amanda da Silva.pdfArquivo em texto completo.672 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.