???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/108
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise morfológica de logomarca como estratégia no ensino do desenho geométrico
???metadata.dc.creator???: Reis, Francisco Carlos Cerqueira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sulz, Ana Rita
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino do Desenho Geométrico tem sido, para muitos docentes, um grande desafio. De um lado encontram-se as leis que colaboraram para o empobrecimento deste conhecimento na Educação Básica e, do outro, uma política educacional voltada para a valorização da Educação Técnica Profissional, com a prevalência da oferta de cursos da área industrial e de infraestrutura, áreas de formação nas quais o conhecimento em Desenho Geométrico é fundamental para o desenvolvimento de competências, notadamente na interpretação e elaboração de projetos gráficos através do Desenho Técnico. Entre esses polos antagônicos está o docente qualificado para o ensino do Desenho, que assistiu à gradativa e contínua redução da sua área de atuação, especialmente nas últimas duas décadas, ocasionada pela desobrigação do componente curricular Desenho Geométrico nas Matrizes das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Com o implemento da Educação Profissional, a partir de 2007, este docente migrou para as escolas técnicas e passou a ministrar aulas de Desenho Técnico para alunos que, egressos do Ensino Fundamental, em maioria, não tiveram acesso ao Desenho Geométrico em virtude das alterações suscitadas pela legislação atual, comprometendo, deste modo, a melhor compreensão e aplicação dos conteúdos estudados na formação técnica. No intuito de minimizar a lacuna existente entre o Ensino Fundamental e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no que diz respeito ao conhecimento relativo ao Desenho Geométrico a ser aplicado ao Desenho Técnico, este trabalho propõe contribuir na criação de condições para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, no processo de construções geométricas a partir do estudo de logomarcas. Como consequência desta pesquisa, foi possível identificar o lugar ocupado pelo Desenho Geométrico na Matriz Curricular do IFBA – Campus Salvador, e analisar aspectos que propiciam o desenvolvimento de competências em Desenho Geométrico, a partir da estratégia de ensino aplicada.
Abstract: Geometrical Design has been for many teachers a great challenge. On one side, we have rules that contribute to the disempowerment of such expertise in the Basic Education – Primary and Secondary Education. On the other side, an educational policy that brings back values to the Technical Professional Education, that in its turn is a major step to courses in the field of industry and infrastructure mostly, which demands proper qualification and expertise in order to expand competencies in the interpretation and development of graph sketches through Technical Design. The instructor stands in between such two edges restricted to a small number of actual professionals. In addition, due to the ever-downsizing labor area those professionals usually work as tutors in technical schools at both primary and secondary levels, since Geometrical Design is a discipline no longer mandatory in the referred school’s curriculum. On the other hand, such subject is not only present but also mandatory to schools that require some expertise in graph constructions, since it has been denied to students who have just graduated from middle school. From 2007 on, with the Professional Education implemented by the local federal government Technical Design instructors migrated to technical schools as means to qualify scholars in those institutes who had no opportunity to be previously skilled in Geometrical Design. This study main objective is to raise means to students’ autonomy development from the Instituto Federal da Bahia (IFBA), Salvador Campus, in the process of geometrical constructions from a logo study based upon a gap filling status in order to make Primary and Second Education less and less distant concerning the information upon Geometrical Design and Technical Design. Therefore, it was possible to identify the rank both Geometrical Design and Technical Design actually stand in the curriculum proposed by IFBA and analyze aspects related to expansion of competencies in Geometrical Design having a specific teaching strategy applied as a starting point.
Keywords: Desenho geométrico
Geometrical design
Desenho técnico
Competência
Autonomia
Technical design
Expertise
Autonomy
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES PLASTICAS::DESENHO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: REIS, Francisco Carlos Cerqueira dos. Análise morfológica de logomarca como estratégia no ensino do desenho geométrico. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/108
Issue Date: 20-Aug-2014
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FranciscoCarlosReis.pdfArquivo em texto completo4.39 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.