???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCorreia, Fátima Suely Barbosa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8432902707038250por
dc.contributor.advisor1Pacheco, Lilian Miranda Bastos-
dc.date.accessioned2020-05-06T01:14:22Z-
dc.date.issued2011-11-29-
dc.identifier.citationCORREIA, Fátima Suely Barbosa da Silva. Representação social do corpo no desenho de escolares. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1086-
dc.description.resumoAs questões que se relacionam ao estudo do desenho infantil se constituem um terreno teórico-empírico, cuja diversidade de pesquisas apresenta inúmeras e polissêmicas análises nos diversos campos de conhecimento. A partir deste aspecto, faz-se importante acrescentar a esta discussão a análise desta linguagem gráfico-visual sobre a perspectiva do desenho da figura humana, temática das mais utilizadas pelas crianças para experimentar, elaborar e construir sua expressão visual e gráfica. Nesta perspectiva, apresenta-se, nesta dissertação, uma análise acerca do desenho da figura humana e as representações sociais que se desvelam a partir destes grafismos produzidos por escolares, considerando, além dos elementos que circundam o desenho, outros aspectos que pertencem ao conteúdo latente destas representações gráficas. Para tanto, este estudo se inscreveu nos contornos da linha paradigmática da pesquisa quali-quantitativa apontando para o delineamento do método de análise de conteúdo e seus resultados confirmaram a hipótese inicial de que as crianças transcrevem nos seus desenhos da figura humana, estereótipos e ideologias subjacentes. Por outro lado, esta investigação revelou que os desenhos da figura humana de escolares também apresentam aspectos idiossincráticos que evidenciam, nestas construções simbólicas, um sujeito que recebe e ao mesmo tempo faz cultura, com um olhar que lhe é peculiar e particular.por
dc.description.abstractThe questions of that relate to the study of child’s drawing constitute an empiricaltheoretical land, which the diversity of research has numerous and polysemic analysis in various fields of knowledge. From this aspect, it is made important to add to this discussion the analysis of this language visual-graphically on the perspective of human figure drawing, thematic of the most used by children to experiment, to develop and to build his visual and graphic expression. In this perspective, an analysis shows up, in this dissertation, about the drawing of the human figure and social representations that are unveiled from these grafismos produced by schoolboys, considering, over there to the elements that surround the design, other aspects that belong to the latent content of these graphic representations. For so much, this study enrolled in the contours of the line paradigmática of qualiquantitative research pointing to the delineation of the method of analysis of content and the results confirmed the initial hypothesis of which the children transcribe in their drawings of human figure underlying stereotypes and ideologies. On the other side, this investigation revealed that the drawings of the human figure of schoolboys also present aspects idiossincráticos what show up, in these symbolic constructions, a subject that receives and at the same time makes culture, with a look that him is peculiar and particular.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2020-05-06T01:14:22Z No. of bitstreams: 1 dissertação_representação social do corpo nos desenhos de escolares_fatimasuely.pdf: 7520809 bytes, checksum: afc13674e90bfda070b7fbec7a281f9d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-06T01:14:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_representação social do corpo nos desenhos de escolares_fatimasuely.pdf: 7520809 bytes, checksum: afc13674e90bfda070b7fbec7a281f9d (MD5) Previous issue date: 2011-11-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.subjectDesenho da figura humanapor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectChild's drawingeng
dc.subjectHuman figure drawingeng
dc.subjectSocial representationeng
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleRepresentação social do corpo no desenho de escolarespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_representação social do corpo nos desenhos de escolares_fatimasuely.pdfArquivo em texto completo.7.34 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.