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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os cantos da cidade: música e poesia das metrópoles
???metadata.dc.creator???: Silva, Suely de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fonseca, Aleilton Santana da
???metadata.dc.description.resumo???: As representações simbólicas da cidade moderna em canções e poemas de autores brasileiros e franceses permitem inúmeras reflexões acerca da construção do discurso poético. Sabe-se que esse conjunto de símbolos criou identidades urbanas próprias que sofrem mutações no tempo e no espaço. Os cantos da cidade tanto remetem à música como à poesia, e a análise e descrição da natureza desses textos levam a resultados relevantes para a compreensão da cidade moderna e sua relação com os indivíduos. Busca-se compreender a realidade cotidiana por meio do discurso simbólico. Música e poesia em [cantos] da cidade como representação de posições ideológicas que transita de forma dialética entre o discurso e o contra-discurso. O poema A uma passante de Charles Baudelaire possui traços em comum com o poema Pela rua de Ferreira Gullar. Em Adolescer: a metrópole, Maria da Conceição Paranhos expressa a cidade em sua juventude, em seu estágio adolescente; ao passo que José Paulo Paes exprime em Revisitação a condição do indivíduo moderno perseguido pela cidade, e Appolinaire problematiza a situação social, as formas de vida contraditórias da cidade de Paris; assim como as canções As vitrines de Chico Buarque, Sampa de Caetano Veloso dialogam entre si. A canção Paris, interpretada por Edith Piaf, bem como Samba do avião de Tom Jobim revelam a beleza e o glamour de Paris e Rio de Janeiro, descrevendo lugares encantadores dessas cidades. A cidade como espetáculo pode ser vista em poemas e letras de música que reinventam o cotidiano de metrópoles modernas, como Paris, São Paulo e Rio de Janeiro. “Zone”, de Appolinaire; “Paris”, interpretada por Edith Piaf; “As Vitrines”, de Chico Buarque de Holanda; “Sampa”, de Caetano Veloso, além de poemas como A uma passante”, de Charles Baudelaire, “Pela rua”, de Ferreira Gullar, “Revisitação”, de José Paulo Paes; e “Adolescer: a metrópole, de Maria da Conceição Paranhos” constituem a escrita poética e simbólica da cidade moderna com seus prazeres, enigmas e contradições. São poemas e canções discutindo as mesmas problemáticas da vida moderna. A comparação entre os textos evidencia que as inquietações políticas, ideológicas e culturais desses artistas são semelhantes, embora Baudelaire pertença ao século XIX e os demais ao XX. A presente dissertação teve como objetivo analisar como o discurso poético, as identidades e a estética podem trabalhar a favor da ideologia urbana.
Abstract: Les représentations symboliques sur la ville moderne dans des chansons et des poésies chez des auteurs brésiliens et français permetent de nombreuses réflexions sur la construction du discours poétique.Nous savons que cet ensemble de symboles a créee des identités citadines qui changent dans le temps et dans l’espace. Les champs de la ville tant ont un rapport à la musique, qu’à la poésie, et l’analyse et la description de la nature de ces textes ont resulté posittives pour la compréhension de la ville moderne et son rapport aux individus de la ville moderne. Nous cherchons comprendre la réalité quotidienne à travers le discours symbolique. Musique et poésie em [champs] de la ville comme représentation de visions idéologiques qui transitent d’une manière dialectique entre le discours et le contre-discours. Le poème A une passante de Baudelaire possède des traits en commun avec le poème Pela rua de Ferreira Gullar. Le poème Adolescer : a metrópole, de Maria da Conceição Paranhos exprime la ville pendant la jeunesse, à l’âge d’un adolescent, de même que José Paulo Paes montre dans le poème Revisitação la condition de l’individu moderne persecuté par la ville, tandis qu’Appolinaire en Zone met en question la situation sociale de la ville parisienne et les formes de vie contradictoires. La ville comme spectacle peut être vue dans les poèmes et chansons choisis et ceux-ci inventent le quotidien de grandes villes modernes, a savoir Paris, Rio de Janeiro e São Paulo, en constituant l’écriture poétique de la ville moderne avec ses plaisirs, énigmes et contradictions, de même que les chansons As vitrines de Chico Buarque et Sampa de Caetano Veloso dialoguent entre eux. Ce sont des poèmes et des chansons qui discutent les mêmes problématiques de la vie moderne. La comparaison entre eux montre que les angoisses politiques et idéologiques de ces artistes se pareillent, malgré Baudelaire soit du XIXème siècle et les autres du XXème. Le fait est que cette recherche fait une analyse de comme le discours poétique est idéologique et comme les identités et la esthétique le favorise.
Keywords: Cidade
Música
Poesia
Estética
Identidade
Ideologia
Cité
Musique
Poésie
Esthétique
Identité
Idéologie
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural
Citation: SILVA,Suely de Souza. Os cantos da cidade: música e poesia das metrópoles. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1116
Issue Date: 29-Aug-2011
Appears in Collections:Coleção UEFS

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