???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Arlania Maria Reis de Pinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425082623690287por
dc.contributor.advisor1Pinho, Adeitalo Manoel-
dc.date.accessioned2020-05-15T01:50:48Z-
dc.date.issued2011-08-22-
dc.identifier.citationMENEZES, Arlania Maria Reis de Pinho. Best-seller, a relevância de um gênero como desafio do gosto literário: Um estudo sobre a obra de Paulo Coelho. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1120-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar quais os elementos que servem de base para o sucesso dos Best-Sellers, tanto em vendas quanto em recepção, destacando suas características básicas, bem como, sua relevância sobre o gosto do consumidor-leitor. Best-Seller é um livro que tem milhares de cópias vendidas, tradução para vários idiomas, é sucesso de vendas (portanto, produto de mercado), cujas características estruturais e temáticas estão bastante próximas da narrativa trivial. Entretanto, por estar fora dos padrões institucionalizados, este gênero é visto como subcultura e o seu leitor, consequentemente, também é desclassificado. Utilizando-se de estudos teóricos sobre o conceito de Best-Seller, narrativa trivial, mercado editorial, recepção e o gosto (ou preferências) do leitor, foi realizado um mapeamento sobre esse tipo de narrativa; para isso, analisou-se alguns romances do escritor Paulo Coelho, objeto de estudo como escritor de Best-Sellers, levando-se em conta que este, apesar do grande sucesso em produção, vendas e recepção, passa pelo crivo da critica literária como um não-escritor. Essa reflexão sobre as divergências e novidades literárias surgidas na contemporaneidade, que circulam positivamente receptivas, é necessária para situá-las num espaço social e literário. E o Best-Seller encontra-se nessa posição de divergência, visto que não é um gênero institucionalizado, portanto não segue “as regras” que determinam uma narrativa enquanto Literatura.por
dc.description.abstractThis work intends to analyze the elements that underpin the success of best sellers, both in sales and in reception, highlighting their basic characteristics, as well as their relevance to the taste of the consumer-reader. Best-Seller is a book that has sold thousandsof copies, translations into several languages, is sales success(thus, the product market), whose structural characteristics and themes of the narrative is quite close to trivial. However, to be out of institutionalized patterns, this genre is seen as a subculture and itsreader, consequently, is also disqualified. Using the theoretical studies on the concept of Best-Seller, narrative trivial, publishing,receiving and taste (or preference) of the reader, a mapping was performed on this type of narrative, for this, we analyzed some novels of the writer Paulo Coelho, an object of study as a writer ofbest-sellers, taking into account that, despite the great success inproduction, sales and reception, passes the scrutiny of literary criticism as a non-writer. This reflection on the differences andemerged in contemporary literary novelties, which circulatepositively receptive, it is necessary to situate them within a social and literary. And the Best-Seller is in that position of conflict, as a genre is not institutionalized, so it follows the "rules" that determinea narrative as literature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2020-05-15T01:50:48Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Arlania.pdf: 1283900 bytes, checksum: bcc40c635498314002a333421b424925 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-15T01:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Arlania.pdf: 1283900 bytes, checksum: bcc40c635498314002a333421b424925 (MD5) Previous issue date: 2011-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBest-Sellerpor
dc.subjectNarrativa trivialpor
dc.subjectGosto literáriopor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectPaulo Coelhopor
dc.subjectNarrative trivialeng
dc.subjectLiterary tasteeng
dc.subjectMarketeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleBest-seller, a relevância de um gênero como desafio do gosto literário: Um estudo sobre a obra de Paulo Coelhopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Arlania.pdfArquivo em texto completo.1.25 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.