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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Crítica à organização do trabalho educativo na educação física escolar: análise de uma escola estadual do município de Feira de Santana-Bahia
???metadata.dc.creator???: Ramos, Michael Daian Pacheco 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Welington Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo se insere entre as pesquisas que buscam compreender o processo de formação dos estudantes na Educação Física escolar. Tem como objeto a organização do trabalho educativo dos professores de Educação Física. Para a sua realização, partimos do seguinte problema científico: sob qual proposição pedagógica da educação física os professores vêm organizando seu trabalho educativo e qual o grau de coerência, de acordo com sua concepção, entre os fundamentos teórico-pedagógicos estabelecidos e os materializados em sua prática? O objetivo geral foi analisar sob qual proposição pedagógica da Educação Física os professores vêm organizando seu trabalho educativo e qual o grau de coerência entre o dito e o cumprido. Realizamos entrevista com dois (2) docentes de uma escola pública estadual do município de Feira de Santana-Bahia e observamos duas unidades letivas entre agosto a dezembro de 2013. Identificamos que a teoria pedagógica que orienta o Projeto Político Pedagógico refere-se à pedagogia do “aprender a aprender” e constatamos também que esta teoria pedagógica se manifesta nos planos de ensino dos dois docentes analisados. No que se refere à abordagem pedagógica da Educação Física identificamos que o docente A em seu plano de aula apresenta elementos da abordagem Desenvolvimentista, porém na sua ação educativa não apresenta uma organização do processo de ensino e aprendizagem, desconhecendo os fundamentos teórico-metodológicos que orientam sua prática, bem como da abordagem pedagógica que orienta sua aula. Já o docente B apresenta uma incoerência entre a abordagem que diz orientar suas aulas (a Construtivista) e a abordagem que de fato materializa a Promoção da Saúde. Portanto, as aulas de Educação Física observadas sobre os referenciais teóricos apresentados (abordagens Desenvolvimentista, Construtivista e Promoção da Saúde) não apresentam grandes possibilidades para o desenvolvimento e a elevação do padrão cultural dos estudantes, pois procuram explicar o fenômeno da cultura corporal (jogo, esporte, luta, dança, ginástica, dentre outros) limitando-se à dimensão técnica, ao movimento biomecânico, a biologização do movimento humano.
Abstract: The study is part of research trying to understand the training process of students in Physical Education. Focuses the organization of educational work of PE teachers. For its realization, we start from the following scientific problem: under what pedagogical proposition of physical education teachers have been organizing their educational work and what degree of consistency, according to its design, between the theoretical and pedagogical foundations established and materialized in his practice? The overall objective was to analyze under what pedagogical proposition Physical Education teachers have been organizing their educational work and what degree of consistency between what is said and accomplished. We conducted interviews with two ( 2 ) teachers in a public school in Feira de Santana, Bahia and observed two units Term class between August and December 2013. We found that pedagogical theory that guides the Political Pedagogical Project refers to pedagogy "seize grasp," also found that this pedagogical theory manifested in the syllabus of two professors analyzed. Regarding the pedagogical approach to physical education teacher identified that 1 in your lesson plan presents elements of developmentalist approach, but in their educational action does not present an organization of the teaching and learning process, minimally unaware of the theoretical and methodological foundations that guides their practice as well as the pedagogical approach that guides his class. Have the teacher 2 shows an inconsistency between the approach she says guides her classes, and the Constructivist approach that actually materializes in their classes, the Health Promotion Therefore, the Physical Education classes observed on the theoretical frameworks presented (approaches developmental, constructivist and Health Promotion) do not present great possibilities for development and raising the cultural standard of the students, as they seek to explain the phenomenon of body culture (game, sport, fight, dance, gymnastics, among others) limiting the size technique, the biomechanical movement, biologization of human movement.
Keywords: Educação Física
Physical Education
Proposição pedagógica
Pedagogical proposition
Educational work
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: RAMOS, Michael Daian Pacheco. Crítica à organização do trabalho educativo na educação física escolar: análise de uma escola estadual do município de Feira de Santana-Bahia. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/112
Issue Date: 6-May-2014
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