???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade, Carla Borges de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0811866653627494por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia-
dc.date.accessioned2020-06-04T21:16:54Z-
dc.date.issued2010-05-31-
dc.identifier.citationANDRADE, Carla Borges de. 1980/1990 – infâncias seduzidas pelos desenhos animados: implicações comportamentais sobre a formação da imagem corporal. 2010. 210 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1154-
dc.description.resumoPartindo da narrativa de minha infância/adolescência, a qual se deu durante as décadas de 1980-1990 do Século XX, este estudo vislumbrou configurar-se como lugar de memória, apresentando, para isso, outras memórias de oito sujeitos contemporâneos, que hoje são pais ou professores, acerca das lembranças que todos temos dos desenhos animados que tanto nos seduziam e das mensagens que veiculavam, principalmente as que se referem ao processo de construção da imagem corporal. Para isso, o percurso metodológico adotado, de abordagem qualitativa, pautou-se em revisão bibliográfica, pesquisa autobiográfica e pesquisa de campo constituída de duas etapas distintas, mas complementares: entrevistas abertas e discussão em grupo, conforme orientação da História Oral. Desse modo, o trabalho pretendeu-se multidisciplinar, fornecendo contribuições para as áreas da Educação, Saúde, Educação Física e Comunicação. Os resultados apontam para o reconhecimento dos desenhos animados como transmissores de ideologias, estereotipias e mensagens de cunho educacional que merecem criteriosa análise por parte dos educadores (pais e professores) antes de sua disponibilização para crianças e adolescentes. Principalmente em se tratando dos animes (desenhos animados japoneses), que são exibidos em grande quantidade atualmente, por serem desconhecidos dos educadores, que dizem não terem sido seduzidos por eles.por
dc.description.abstractStarting from the narrative of my childhood/adolescence, which took place during the decades of 1980-1990 of the 20th century, this study was set up as a place of memory, presenting it, other memories of eight subject contemporaries, which today are parents or teachers, about memories that we all have of cartoons that both seduced and show messages that mainly those relating to the construction of body image. To do this, the methodological pathway adopted, of qualitative approach, was marked in bibliographic review, autobiographical search and field research consisting of two distinct, but complementary steps: open interviews and group discussion as orientation of Oral History. That way, the work was multidisciplinary, providing contributions to the fields of education, health, physical education and communication. The results point to the recognition of toons as transmitters of ideologies, stereotypes and educational slant messages that deserve careful analysis on the part of educators (parents and teachers) before making it available for children and adolescents. Mainly their Anime (Japanese cartoon), which are displayed in large quantities actually, being unknown to educators who say they have not been seduced by them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Matos Nascimento (brunomatos@uefs.br) on 2020-06-04T21:16:54Z No. of bitstreams: 1 dissertaç...pdf: 4162749 bytes, checksum: 01b87359a8a6f8e724469d80ac7c4aa9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-04T21:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertaç...pdf: 4162749 bytes, checksum: 01b87359a8a6f8e724469d80ac7c4aa9 (MD5) Previous issue date: 2010-05-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenho Animadopor
dc.subjectimagem corporalpor
dc.subjectdécadas de 80 e 90 do Século XXpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectseduçãopor
dc.subjectcartooneng
dc.subjectbody imageeng
dc.subjectdecades of 80 and 90 of the 20th centuryeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectseductioneng
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.title1980/1990 – infâncias seduzidas pelos desenhos animados: implicações comportamentais sobre a formação da imagem corporalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaç...pdfArquivo em texto completo4.07 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.