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dc.creatorSilva, Josoel Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062851331262139por
dc.contributor.advisor1Dias, André Luís Mattedi-
dc.date.accessioned2020-06-17T19:05:43Z-
dc.date.issued2010-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Josoel Pereira da. Louceiras que Burnem: As Representações Matemáticas no Livro Didático e as Práticas Matemáticas na Realidade Quilombola. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1184-
dc.description.resumoNeste trabalho examino duas tradições matemáticas: uma, presente nos fazeres, práticas e representações da comunidade quilombola de Irará, cuja principal atividade é a produção de utensílios de cerâmica, segundo conhecimentos passados dos pais para os filhos; outra, contida nos livros didáticos utilizados nas escolas da região que atendem à comunidade. O foco específico são os conhecimentos geométricos presentes no cotidiano quilombola, na construção, utilização e consumo de diversos tipos de objetos e produtos, desde utensílios domésticos, até a produção artística, passando pela alimentação, comparando-os com os conhecimentos geométricos presentes nos livros didáticos. A pesquisa abarcou dois momentos: o primeiro, que compreende o dia-a-dia da comunidade nos seus saberes e fazeres, caracterizado pela confecção das louças, que se desenvolve a partir da retirada do barro, passando pela produção das peças, até chegar a sua comercialização. O segundo corresponde ao cotidiano escolar dos membros da comunidade, mostrando que os exemplos e ilustrações das formas geométricas, presentes no livro didático, não tem relação com as atividades matemáticas desenvolvidas na comunidade quilombola, contribuindo assim para que sejam desprezadas as práticas e representações do seu cotidiano.por
dc.description.abstractIn this paper I examine two mathematical traditions, one of them is present in the doings, practices and representations of the black (quilombola) community from Irará, whose main activity is the production of pottery ware, made through knowledge passed from parents to children, another tradition is in textbooks used in schools that deal with this community. The specific focus is the geometric knowledge present at everyday situations in black community, buildings, uses and consumption of various types of objects and products, from utensils until artistic production, getting through food and comparing them with the geometric knowledge present in textbooks. The survey covered two moments; the first one comprises the day-to-day in that community, its knowledge and practices, characterized by the making of pottery, which develops itself from the removal of mud, getting through production of parts, until getting through its marketing. The second one corresponds to the daily school community members, showing that the examples and illustrations of geometric shapes present in the textbook are not related to the mathematical activities developed in the black community, contributing thereby to be neglected the practices and representations of its daily.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Matos Nascimento (brunomatos@uefs.br) on 2020-06-17T19:05:43Z No. of bitstreams: 1 LOUCEIRAS QUE BURNEM.pdf: 6823058 bytes, checksum: 331bc06b5f95b75d6366c632a6693439 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-17T19:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOUCEIRAS QUE BURNEM.pdf: 6823058 bytes, checksum: 331bc06b5f95b75d6366c632a6693439 (MD5) Previous issue date: 2010-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectQuilombolapor
dc.subjectMathematicaleng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleLouceiras que Burnem: As Representações Matemáticas no Livro Didático e as Práticas Matemáticas na Realidade Quilombolapor
dc.typeDissertaçãopor
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