???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Itamar Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2341181559936052por
dc.contributor.advisor1Mussi, Amali de Angelis-
dc.date.accessioned2015-07-28T14:50:40Z-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Itamar Silva de. A formação de professores em Educação Física no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UNEB: realidade, tensões e contradições. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana,2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/118-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo a concepção de formação de professores presente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-Ba. Esta investigação tem como objetivo central analisar criticamente a concepção de formação de professores que orienta o PARFOR e de que maneira a referida concepção se articula no desenvolvimento do Estágio Supervisionado do curso de Educação Física. Para tanto, utilizou-se aportes da concepção crítico-dialética, em que as categorias do método, totalidade, contradição, mediação e hegemonia foram basilares na investigação. Como forma de apreensão dos dados da realidade foi utilizado dois instrumentos: Análise do projeto curricular do curso e realização de Grupo Focal com 7 professores-estudantes do PARFOR. Os resultados apontam que o curso de Educação Física do PARFOR estabelece aproximações com uma concepção de formação de professores centrada nas abordagens pedagógicas hegemônicas, do ―saber fazer‖ a partir das experiências práticas do cotidiano escolar. Evidência ainda que a formação dos professores têm sido caracterizada pelo aligeiramento e ausência de aprofundamento teórico de caráter pedagógico-didático, essencial na formação docente. Constatou-se, portanto, que os estágios supervisionados do curso não têm possibilitado uma articulação teoria-prática no processo formativo dos professores em uma perspectiva da práxis.por
dc.description.abstractThis research aims to study the design of training teachers in this Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, the degree course in Physical Education from the Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-Ba. This research is mainly aimed to critically analyze the design of teacher training that guides PARFOR and how that concept hinges on the development of Supervised Physical Education course. For this, we used injections of critical design-dialectical, in that the categories of the method, all, contradiction, mediation and hegemony were in basic research. Analysis of curricular course design and realization of Focus Group 7 with student teachers from PARFOR: as a way of apprehending the reality of the data two instruments was used. Results show that the Physical Education course PARFOR sets of approaches with a conception of teacher-centered hegemonic pedagogical approaches, the "know-how" from the practical experiences of everyday school life. Further evidence that teacher education has been characterized by relief and lack of theoretical development of pedagogical-didactic character essential in teacher education. It was found, therefore, that the teaching practice of the course have not allowed a theory-practice linkage in the training process of teachers in a perspective of praxiseng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Bastos (verena@uefs.br) on 2015-07-28T14:50:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertao-Itamar Sousa .pdf: 3697508 bytes, checksum: c93d50949f17ccb4251f3ef2dc80b215 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-28T14:50:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertao-Itamar Sousa .pdf: 3697508 bytes, checksum: c93d50949f17ccb4251f3ef2dc80b215 (MD5) Previous issue date: 2014-08-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPARFORpor
dc.subjectPARFOReng
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSupervisedeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação de professores em Educação Física no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UNEB: realidade, tensões e contradiçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertao-Itamar Sousa .pdfArquivo em texto completo3.61 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.