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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Diversidade Cultural e o Desenho Infantil: um diálogo que incide sobre a Formação Docente
???metadata.dc.creator???: Andrade, Mônica Borges de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santana, Marise de
???metadata.dc.description.resumo???: Partindo do pressuposto de que o desenho traz consigo mecanismos de linguagem pautados na existência da intencionalidade de quem o produz, com este trabalho objetivei investigar como as questões étnicas são concebidas, compreendidas e efetivadas nas práticas adotadas pelas professoras, haja vista que o desenho deve oportunizar que as crianças revelem seu imaginário histórico e cultural, e não apenas atendam a padrões estabelecidos centrados numa única cultura delineada por padrões europeus.Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras de uma escola da rede pública municipal de Feira de Santana, localizada em uma comunidade considerada remanescente de quilombo. Foi adotada a abordagem qualitativa, desenvolvendo-se sob a forma de pesquisa-ação, reafirmando-se, assim, o compromisso da escola como instrumento para a emancipação dos sujeitos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma formação docente que contemple estudos referentes à inserção do desenho no espaço escolar, bem como outros relacionados à diversidade cultural, a fim de que seja oportunizado às crianças evidenciarem nos seus desenhos a cultura afro-descendente, muitas vezes silenciada pela sociedade.
Abstract: Starting from the assumption that the design brings language mechanisms guided by the existence of an intent of those who produce, this study aimed to investigate how ethnic issues are conceived, understood and effect the practices adopted by teachers, considering that the design must oportunizar children from disclosing their historical and cultural imaginary and not only meet the standards set centered on a single european culture. Os standards outlined by the research subjects were two teachers at a public school in city of Feira de Santana, located in an area considered quilombo. We adopted a qualitative approach, developing the form of action research is reassuring, therefore, the commitment of the school as an instrument for the emancipation of the subjects. The results point to the need for teacher training that includes studies related to the insertion of the drawing at school, as well as others related to culture diversity in order to allow the children to be in his drawings reveals the culture african descent are often silenced by society.
Keywords: Desenho
cultura
formação docente
Design
culture
teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES PLASTICAS::DESENHO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: ALVES, Mônica Borges de Andrade. A Diversidade Cultural e o Desenho Infantil: um diálogo que incide sobre a Formação Docente. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1195
Issue Date: 20-Dec-2010
Appears in Collections:Coleção UEFS

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