???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Naan Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5718841638106149por
dc.contributor.advisor1Rocha Junior, João Batista da-
dc.date.accessioned2021-03-08T22:26:50Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationCARDOSO, Naan Silva. Análise da relação entre os fatores interno e externo e o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Engenharia da Computação da UEFS. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1219-
dc.description.resumoO desempenho acadêmico, no que diz respeito ao conceito do estudante (i.e. notas, avaliação, aprovação/reprovação), tem sido um dos desafios que o sistema educacional brasileiro vem enfrentando nos últimos anos. Alguns indicadores mostram que os índices de retenção e evasão são altos nos cursos da área de Computação. Nesta pesquisa, procurou-se analisar a hipótese de que existe relação entre os fatores interno (participação) e externo (uso de Mídias Sociais) e o desempenho acadêmico do estudante. Para isso, dados coletados dos smartphones dos sujeitos dessa pesquisa e da técnica de observação dentro da sala de aula foram analisados para confirmar ou refutar tais hipóteses. Técnicas de mineração de dados, como análise de correlação são utilizadas para identificar relação entre as variáveis. A pesquisa foi realizada com os estudantes das turmas de Algoritmos e Programação I, Algoritmos e Programação II e duas turmas de Estrutura de Dados T01 e T02, no curso de Engenharia da Computação na Universidade Estadual de Feira de Santana. Os resultados do estudo indicam que, para o fator interno, nenhum resultado estatisticamente significativo foi obtido para confirmar a hipótese de que existe relação entre a participação dos estudantes nas aulas e o desempenho acadêmico. Para o fator externo, os dados da amostra apontam para uma relação forte positiva significativa entre o uso do Facebook e o desempenho e uma relação negativa significativa entre o uso do Instagram, confirmando a hipótese de que existe relação entre o fator externo (Mídias Sociais) e o desempenho acadêmico.por
dc.description.abstractAcademic performance, with respect to the student concept (i.e. grades, evaluation, approval/disapproval), has been one of the challenges that the Brazilian educational system has been facing in recent years. Some indicators show that the retention and dropout rates are high in the Computing courses. In this research, we sought to analyze the hypothesis that there is a relationship between internal (participation) and external (use of Social Media) factors and student academic performance. For this purpose, data collected from the smartphones of the subjects of this research and of the observation technique within the classroom were analyzed in order to confirm or refute such hypothesis. Data mining techniques such as correlation analysis are used to identify relationship between variables. The research was carried out with the students from Algorithms and Programming I, Algorithms and Programming II and two Data Structure classes T01 and T02, in the Computer Engineering course at the State University of Feira de Santana - UEFS. The results of the study indicate that for the internal factor, no statistically significant result was obtained to confirm the hypothesis that there is a relationship between student participation in classes and academic performance. For the external factor, the sample data points to a strong positive relationship between the use of Facebook in the performance and a significant negative relation between the use of Instagram, confirming the hypothesis that there is a relation between the external factor (Social Media) and the academic performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2021-03-08T22:26:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_NaanCardoso.pdf: 1400867 bytes, checksum: 2ccb77de9dcffd1666f7449bde6fb2bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-08T22:26:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_NaanCardoso.pdf: 1400867 bytes, checksum: 2ccb77de9dcffd1666f7449bde6fb2bc (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectMídias Sociaispor
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectAcademic achievementeng
dc.subjectData miningeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleAnálise da relação entre os fatores interno e externo e o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Engenharia da Computação da UEFSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_NaanCardoso.pdfArquivo em texto completo.1.37 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.