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dc.creatorSantos, Marcelo da Silva Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012119015027957por
dc.contributor.advisor1Portela, Girlene Lima-
dc.date.accessioned2021-03-15T22:10:07Z-
dc.date.issued2009-08-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo da Silva Araújo. O processo de leitura hiperficcional: um estudo de caso em A dama de espadas. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1222-
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve um estudo de caso sobre um proeminente experimento narrativo que decorre da aplicação do hipertexto no campo da ficção literária, denominada hiperficção, com o propósito de descrever e analisar o processo de leitura deste tipo de expressão ficcional, constituído de micronarrativas, e que não ter uma ordem de leitura pré-estabelecida e não um desfecho predeterminado. Delineamos os preceitos que regem o funcionamento do hipertexto, observando como suas características transformam-se em estratégias para a construção da narrativa em meio digital, para que possamos investigar como os elementos da mídia digital afetam o ato da leitura, em especial, o do texto ficcional. A nossa abordagem fornece uma visão geral sobre a história da hiperficção considerando a evolução das técnicas de comunicação escrita e sua relação com as práticas de leitura e a influência de certas técnicas literárias utilizadas na cultura impressa em algumas das características da hiperficção. Para realizar o estudo, optamos por "A Dama de Espadas", hiperficção de Marcos Palacios, e uma das primeiras produções do gênero no Brasil, como um objeto de investigação para que a partir de sua imersão na trama narrativa, possamos observar como os dispositivos técnicos de hipertexto e sua forma expressiva, caracterizada pela não-linearidade, a interatividade e a presença da linguagem visual e som estabelecem protocolos específicos de leitura e construção de sentidos. O objetivo é compreender como os links, os elementos audiovisuais e da não-linearidade estimulam a leitura e a construção de significados. Para complementar esta análise, nos voltamos para o estudo da lingüística que lidam com o hipertexto, das pesquisas sobre as teorias literárias que apoiam à análise da produção literária na pós-modernidade, que acreditamos que podem apoiar o estudo de hiperficção, uma vez que os conceitos de hipertextos literários ainda estão em processo de formulação.por
dc.description.abstractThis work develops a case study of a prominent narrative experiment that arises from the application of hypertext in the field of fiction, called hyperfiction, in order to describe and analyze the process of reading this kind of fictional expression, consisting of micronarratives, that does not have a reading order pre-established and not a predetermined outcome. We outlined the precepts that govern the operation of the hypertext, noting its features are transformed into strategies for the construction of narrative in digital media, so that we can investigate how the elements of the digital affect the act of reading in particular, the fictional text. Our approach provides an overview on the history of hyperfiction considering the evolution of written communication techniques and their relation to reading practices and the influence of certain literary techniques used in the print culture in some of the characteristics of hyperfiction. To perform the study, we chose "A dama de espadas", hyperfiction of the Marcos Palacios and one of the first Brazilian productions of the genre, as a research subject for that from his immersion in the narrative plot we can see how the technical devices of hypertext and its expressive form, characterized by non-linearity, interactivity and presence of visual language and sound are in the structure establish their specific protocols of reading and meaning construction. The goal is to understand how the links, the audiovisual elements and non-linearity stimulate specific procedures for reading and meaning construction. To complement this analysis, we turn to the study of linguistics that deal with the hypertext and reading of literary theories that support the examination of literary production in post-modernity, and we believe strongly supported by the study of hyperfiction, since the concepts of the literary hypertexts are still in the process of formulation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2021-03-15T22:10:07Z No. of bitstreams: 1 O PROCESSo DE leitURA hiperficcional.pdf: 5042460 bytes, checksum: f8e3df644511a6bbb58a0e83141c2ed0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-15T22:10:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O PROCESSo DE leitURA hiperficcional.pdf: 5042460 bytes, checksum: f8e3df644511a6bbb58a0e83141c2ed0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Culturalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectHiperficçãopor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectHiperfctioneng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO processo de leitura hiperficcional: um estudo de caso em A dama de espadaspor
dc.typeDissertaçãopor
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