???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Claudiana de Souza Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2406724069664518por
dc.contributor.advisor1Freitas, Dagoberto da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-07T23:22:06Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Claudiana de Souza Santos. Aplicação de atividades de modelagem matemática na construção de sequências didáticas contextualizadas na astronomia. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1232-
dc.description.resumoNesta dissertação, é descrita uma experiência de ensino que utilizou atividades de Modelagem Matemática na construção de sequências didáticas contextualizadas na Astronomia e implementadas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual da Bahia. O objetivo principal foi levar para a sala de aula uma proposta de aprendizagem significativa e promover, de forma interdisciplinar, o ensino da Astronomia e da Matemática, como orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997). Buscou-se, também, investigar, por meio da aplicação desta metodologia, de que forma a utilização contextualizada de conhecimentos de alguns conceitos de Astronomia, orientados pelos PCN, em um ambiente de aprendizagem, utilizando a Modelagem Matemática, pode proporcionar aos alunos motivação pelo estudo das ciências e consolidar saberes da Astronomia e da Matemática. Nesse sentido, buscou-se que os estudantes tivessem a percepção dos fenômenos astronômicos e que os relacionassem ao cotidiano. Para alcançar o objetivo, foram propostas atividades sequenciadas para explicar: a) surgimento do dia e da noite; b) visualização da duração da parte diurna e noturna do dia em função da latitude; c) demonstração sobre como ocorrem as estações do ano; d) ocorrência dos eclipses lunares e das fases da Lua; e) o Sistema Solar. As atividades seguiram um padrão sequenciado em que a parte inicial era sempre o contato com um tópico de Astronomia, estudado, experimentado ou observado e, em seguida, o entendimento matemático do fenômeno estudado. Por fim, três sequências didáticas foram obtidas como produto educacional resultante desse processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar da Astronomia e da Matemática.por
dc.description.abstractThis dissertation describes a teaching experience that used Mathematical Modeling activities in the construction of didactic sequences contextualized in Astronomy and implemented in classes of the 9th grade of Elementary School II of a public school in the state of Bahia. The main objective was to take to the classroom a meaningful learning proposal and promote, in an interdisciplinary way, the teaching of Astronomy and Mathematics, as it guides the National Curricular Parameters (PCN) (BRASIL, 1997). It was also sought to investigate, through the application of this methodology, how the contextualized use of knowledge of some concepts of Astronomy, oriented by PCN, in a learning environment using Mathematical Modeling, can provide students with motivation to study science and consolidate knowledge of Astronomy and Mathematics. In this sense, it was sought that the students had the perception of astronomical phenomena and related them to the daily life. In order to reach the objective, sequenced activities were proposed to explain: a) the emergence of day and night; b) visualization of the duration of the day and night part of the day as a function of latitude; c) demonstration on how the seasons of the year occur; d) occurrence of lunar eclipses and Moon phases; and e) the Solar System. The activities followed a sequenced pattern where the initial part was always the contact with a topic of Astronomy, studied, experienced or observed and then the mathematical understanding of the phenomenon studied. Finally, three didactic sequences were obtained as an educational product resulting from this interdisciplinary teaching-learning process of Astronomy and Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2021-04-07T23:22:06Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_CLAUDIANA_CARVALHO.pdf: 1866589 bytes, checksum: 4bf704ed95a7a1aede0908fe76ddadc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-07T23:22:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_CLAUDIANA_CARVALHO.pdf: 1866589 bytes, checksum: 4bf704ed95a7a1aede0908fe76ddadc3 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleAplicação de atividades de modelagem matemática na construção de sequências didáticas contextualizadas na astronomiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_CLAUDIANA_CARVALHO.pdfArquivo em texto completo.1.82 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.