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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sirius Escape Room: ambiente para a difusão e ensino de Astronomia
???metadata.dc.creator???: Medeiros, Jonecley Araújo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Carlos Alberto de Lima
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho apresentamos o processo da confecção e aplicação de uma prática pedagógica recentemente adaptada dos ambientes virtuais para os ambientes reais, denominada Escape Room, ou sala de fuga, para a difusão e o ensino de Astronomia. Nosso objetivo foi investigar sob quais aspectos esse ambiente real se mostra eficaz no ensino da Astronomia, e seu potencial para uso em espaços formais, não-formais e informais de ensino. Com base na Teoria dos Jogos Educativos, da Luz e da Cor e, juntamente com a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, construímos o Guia Didático Sirius Escape Room: Ambiente para a Difusão e o Ensino de Astronomia constituindo nosso Produto Educacional associado a essa pesquisa. Esta atividade pedagógica compreende um caráter inovador no processo de ensino-aprendizagem em Astronomia e no Brasil, pois, permite a interatividade na construção do conhecimento dos participantes em Astronomia do Sistema Solar. Este guia trata-se de orientar os colaboradores na produção do conjunto de materiais didáticos que contém: banners informativos, as atividades lúdicas e interativas (caça-palavras, palavras cruzadas, código por imagens e quebra-cabeças), e que tem como eixo temático os astros que compõem o Nosso Sistema Solar. A Sirius Escape Room foi aplicada em quatro momentos, sendo os dois primeiros momentos para estudantes do 2º e 3º Ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, com 9 participantes; o terceiro momento para estudantes da 7ª turma do Mestrado Profissional em Astronomia, com 12 participantes, e o quarto momento aplicado a turma do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Millenium, com 18 estudantes, totalizando 39 participantes nas 4 dinâmicas realizadas. Foi possível perceber a assimilação de temas como o Sol, a Terra e a Lua, pois são discutidos durante a educação formal, e tiveram mais acertos nas atividades escritas. Por outro lado, temas como Asteroides, Cometas e Meteoroides, além de serem menos atraentes, apresentaram uma quantidade de erros maiores. Uma pesquisa de satisfação foi realizada, após a aplicação, e, dessa forma, relatamos o interesse dos estudantes e mestrandos nesse tipo de prática educacional.
Abstract: In this work we present the process of making and applying a pedagogical practice recently adapted from virtual environments to real environments, called Escape Room, for the diffusion and teaching of Astronomy. Our objective was to investigate under what aspects this real environment proves effective in the teaching of Astronomy, and its potential for use in formal, non-formal and informal teaching spaces. Based on the Theory of Educational Games, Light and Color and, together with Vygotsky's Sociointeractionist Theory, we built the Sirius Escape Room Didactic Guide: Environment for the Diffusion and the Teaching of Astronomy constituting our Educational Product associated with this research. This pedagogical activity comprises an innovative character in the teaching-learning process in Astronomy and in Brazil, because it allows interactivity in the construction of the knowledge of participants in Astronomy of the Solar System. This guide is about guiding employees in the production of the set of didactic materials that contains: informational banners, playful and interactive activities (word search, crosswords, code by images and puzzles), and which has as its thematic axis the stars that make up Our Solar System. The Sirius Escape Room was applied in four stages, the first two being for students in the 2nd and 3rd year of high school at the Integrated Education Center Assis Chateaubriand, with 9 participants; the third moment for students of the 7th class of the Professional Master in Astronomy, with 12 participants, and the fourth moment applied to the 3rd year of high school class at Colégio Millenium, with 18 students, totaling 39 participants in the 4 dynamics performed. It was possible to perceive the assimilation of themes such as the Sun, the Earth and the Moon, as they are discussed during formal education, and had more success in the written activities. On the other hand, themes such as Asteroids, Comets and Meteoroids, in addition to being less attractive, presented a greater number of errors. A satisfaction survey was carried out after the application and, thus, we reported the interest of students and master students in this type of educational practice.
Keywords: Difusão da Astronomia
Educação científica
Jogos Educativos
Escape Room
Science Education
Educational Games
Escape Room
Astronomy Diffusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: MEDEIROS, Jonecley Araújo de. Sirius Escape Room: ambiente para a difusão e ensino de Astronomia. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1233
Issue Date: 17-Jun-2020
Appears in Collections:Coleção UEFS

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