???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Anna Paula de Alencar Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6257420501363653por
dc.contributor.advisor1Ragni, Ana Carla Peixoto Bitencourt-
dc.date.accessioned2021-05-10T23:39:35Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationPINTO, Anna Paula de Alencar Lima. Proposta de abordagem interdisciplinar de conceitos relacionados ao Sistema Solar para docentes do Ensino Médio. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1241-
dc.description.resumoA Astronomia possibilita a articulação das diversas áreas do conhecimento, proporcionando a construção de um saber integrado e contextualizado. No entanto, os assuntos ligados a essa Ciência geralmente são trabalhados de maneira superficial e/ou equivocada pela falta de formação adequada dos professores e insuficiência de materiais didáticos corretos e atualizados. Devido a tais fatores, foi realizado um trabalho de divulgação da Astronomia na Educação Básica mediante a formação continuada de professores do Ensino Médio. Para tanto, o produto educacional gerado é um Manual didático interdisciplinar contendo abordagens conceituais oriundas do tema Sistema Solar, indicando-se como esses poderão ser trabalhados de maneira correta, lúdica e interdisciplinar nas disciplinas de História, Biologia, Física, Geografia e Língua Portuguesa. Nesta pesquisa foram propostos e utilizados também os seguintes jogos educativos: Trilha Histórica e Solar, Roleta Astrobiológica, Jogo das três pistas Astrofísicas e Bingo dos Planetas. Efetivou-se ainda a promoção de um minicurso de seis horas/aulas, distribuídos em dois encontros de três horas cada. Setenta e quatro professores participaram dessa formação que buscou agregar as dimensões conceituais com as práticas de ensino mediadas pelos jogos educativos, auxiliando-os a despertarem a curiosidade e o interesse discente pelos temas abordados. Como resultados obtidos, ressalta-se que além da efetivação da divulgação cientifica pretendida, contribuiu-se ainda para fomentar a realização de formações continuadas de professores para trabalharem a Astronomia em uma perspectiva interdisciplinar.por
dc.description.abstractAstronomy enables the articulation of different areas of knowledge, providing the construction of integrated and contextualized knowledge. However, the subjects related to Astronomy are mainly worked in a superficial and or mistaken way due to the lack of adequate training of teachers and the lack of correct and updated teaching materials. Due to these factors, we investigate how to disseminate Astronomy in Basic Education through the continuous training of high school teachers. Besides, an educational product generated is an educational handbook containing conceptual approaches from the Solar System theme, indicating how these can be worked in a correct, playful andthe interdisciplinary way in the disciplines of History, Biology, Physics, Geography and Portuguese Language. In this research, the following didactic games were also proposed and used: Historical and Solar Trail, Astrobiological Roulette, Game of the three Astrophysical tracks and Bing of the Planets. It was also realized a short course of six hours class, distributed in two meetings of three hours each. Seventy-four teachers participated in this training that sought to aggregate the conceptual dimensions with teaching practices mediated by educational games, helping them to arouse curiosity and student interest in the topics covered. As results obtained, it is emphasized that besides to the effectiveness of the intended scientific dissemination that also contributes to foster the realization of continuous teacher training to work on Astronomy from an interdisciplinary perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2021-05-10T23:39:35Z No. of bitstreams: 1 12._Dissertacao__Anna_Paula_Alencar__18.09.20.pdf: 1995373 bytes, checksum: fcfbb25c3ca0c29a21ae02aa98873dd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-10T23:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 12._Dissertacao__Anna_Paula_Alencar__18.09.20.pdf: 1995373 bytes, checksum: fcfbb25c3ca0c29a21ae02aa98873dd4 (MD5) Previous issue date: 2020-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino de Astronomiapor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectAstronomy teachingeng
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleProposta de abordagem interdisciplinar de conceitos relacionados ao Sistema Solar para docentes do Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
12._Dissertacao__Anna_Paula_Alencar__18.09.20.pdfArquivo em texto completo.1.95 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.