???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatos, Anderson Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169142402918392por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Carlos Alberto de Lima-
dc.date.accessioned2021-05-10T23:56:49Z-
dc.date.issued2020-07-21-
dc.identifier.citationMATOS, Anderson Araujo. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1242-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por finalidade verificar se a pesquisa, e estudo, sobre a História da Astronomia e a sua relação com a Matemática, e a construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos, como o Quadrante, e a Balestilha, em sala de aula, trouxeram benefícios para o ensino e aprendizagem de Ângulos e Trigonometria. Pesquisou-se também sobre a importância da Aprendizagem Significativa, e da Contextualização para o ensino da Matemática e da Astronomia. A pesquisa foi realizada na cidade de Alagoinhas, BA, em uma escola de Ensino Médio, numa turma da 2ª série. Para se chegar aos objetivos dessa pesquisa foi utilizada uma metodologia mista, Qualitativa e Quantitativa, através de observações, análise de notas dos alunos, aulas sobre a temática e aplicações da temática dessa pesquisa em sala de aula. Os alunos que participaram da pesquisa obtiveram uma melhora significativa em suas médias, bem como no seu desenvolvimento cognitivo. O produto educacional gerado neste trabalho foi uma Sequência Didática. A utilização da História da Astronomia junto com a Matemática e a construção e utilização da Balestilha e do Quadrante, instrumentos antigos, em sala de aula podem trazer benefícios para as aulas de Matemática, e com isso atingir os objetivos de uma boa educação matemática.por
dc.description.abstractThe present work had the use to verify if a research, a study, on the History of Astronomy and its relation with Mathematics, and the construction and use of ancient astronomical instruments, such as the Quadrant, and the Balestile, in the classroom, brought benefits for teaching and learning geometry and trigonometry. Research was also carried out on the importance of Meaningful Learning and Contextualization for the Teaching of Mathematics and Astronomy. The research was carried out in the city of Alagoinhas, Bahia, in a high school, in a 2nd grade class. To obtain the objectives of this research, a wrong method, Qualitative and Quantitative, was used, through observations, analysis of student grades, classes on the theme and applications of the theme of this research in the classroom. The students who participated in the research, obtain a significant improvement in your averages, as well as in their cognitive development. The educational product created in this work was a didactic sequence. The use of the History of Astronomy together with Mathematics and the construction and use of Balestile and Quadrant, old instruments, in the classroom can bring benefits to Mathematics classes, and thus achieve the goals of a good mathematical education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2021-05-10T23:56:49Z No. of bitstreams: 1 TFC_FINAL_08092020_Anderson.pdf: 3813716 bytes, checksum: 260258559391a9889433c7d45f14fbdf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-10T23:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFC_FINAL_08092020_Anderson.pdf: 3813716 bytes, checksum: 260258559391a9889433c7d45f14fbdf (MD5) Previous issue date: 2020-07-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectHistória da Astronomiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectTrigonometriapor
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectHistory of Astronomyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectTrigonometryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleA construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC_FINAL_08092020_Anderson.pdfArquivo em texto completo.3.72 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.