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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ações educativas em programas de saneamento ambiental: estudo de caso em quatro municípios do Estado da Bahia, Brasil
???metadata.dc.creator???: Gonçalves, Lincoln de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Sandra Maria Furiam
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) tem a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) como órgão executivo para a promoção da saúde e inclusão social por meio de ações de saneamento. Desde 1999, a instituição desenvolve o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) que integra a política pública do setor de saúde. O progra-ma é voltado para a sustentabilidade das ações, participação, mobilização e controle so-cial. O PESMS contém diretrizes, fundamentos teóricos e metodologias que preconizam processos críticos e práticas inovadoras. Contudo, o programa pode ser executado com equívocos, com desvio de finalidade ou apenas para satisfazer o condicionante do órgão financiador. O foco da pesquisa é avaliar o Programa de Educação em Saúde e Mobili-zação Social (PESMS) desenvolvido em quatro municípios do Estado da Bahia para implementação das ações de saneamento financiadas pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). O campo da pesquisa foi diagnosticar por meio do estudo de caso, as ações sanitárias com o programa educacional no período 2001 a 2006. Para a investigação, as técnicas metodológicas utilizadas foram entrevistas (com as pessoas envolvidas nas ações); observação direta (da área de intervenção) e pesquisa documental. A estratégia foi confrontar as percepções dos executores e beneficiários do ponto de vista das efeti-vidades das ações em saneamento e verificar a incorporação dos objetivos desta, pela comunidade. Os resultados indicam o desconhecimento dos gestores em relação aos objetivos das ações educativas e como realizá-las de acordo com as diretrizes dos pro-gramas educacionais em saúde. Prevaleceu a prática do modelo tradicional educacional, baseado especialmente em palestras informativas a respeito da prevenção de doenças e cuidados com os equipamentos. A participação e a mobilização da população limitaram-se à realização reuniões. A análise dessas experiências anteriores forneceu subsídios para o aprimoramento, aplicação, planejamento e avaliação das futuras ações educativas a serem desenvolvidas pelo PESMS-FUNASA.
Abstract: In Brazil, the Ministry of Health (MOH) has the National Health Foundation (FUNASA) as the executive body for the promotion of health and social inclusion by means of sanitation. Since 1999, the institution develops the Program of Health Educa-tion and Social Mobilization (PESMS) that integrates the public policy of the health sector. The program is aimed at the sustainability of actions, participation, mobilization and social control. The PESMS contains guidelines, theoretical foundations and meth-odologies that advocate critical processes and innovative practices. However, the pro-gram can be run with ambiguity, with misuse or to satisfy the condition of financial sup-port. The focus of research is to evaluate the Program for Health Education and Social Mobilization (PESMS) developed in four districts of the State of Bahia for implement-ing the sanitation systems funded by the National Health Foundation (FUNASA). The field research was diagnosed by means of case study, the actions with the health educa-tion program in the period 2001 to 2006. For research, the methodological techniques used were interviews (with people involved in the actions), direct observation (the inter-vention area) and information retrieval. The strategy was to compare the perceptions of the executors and beneficiaries in terms of the effectiveness of actions in sanitation and to verify the incorporation of the objectives of this for the community. The results indi-cate the lack of managers in relation to the educational goals and how to implement them in accordance with the guidelines of educational programs in health. Prevailing practice of the traditional education system based on lectures especially informative about the disease prevention and care of equipment. The participation and mobilization of the population limited to holding meetings. The analysis of past experiences provided subsidies for the improvement, implementation, planning and evaluation of future edu-cational activities to be developed by PESMS-FUNASA.
Keywords: Saneamento ambiental - Bahia
Educação ambiental - Bahia
Mobilização social
Environmental sanitation - Bahia
Environmental education - Bahia
Social mobilization
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL
ENGENHARIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: GONÇALVES, Lincoln de Souza. Ações educativas em programas de saneamento ambiental: estudo de caso em quatro municípios do Estado da Bahia, Brasil. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1281
Issue Date: 28-Aug-2009
Appears in Collections:Coleção UEFS

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