???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1293
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Franklin Maxado e a Xilogravura: o artista contemporâneo e a matriz da cultura popular nordestina
???metadata.dc.creator???: Boeira, Luciana Maciel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Novaes, Cláudio Cledson
???metadata.dc.description.resumo???: “Franklin Maxado e a Xilogravura: o artista contemporâneo e a matriz da Cultura Popular Nordestina” é um recorte do imaginário popular dentro do contexto social nordestino, concentrado na expressão e representação de alguns ícones de identidade cultural através da técnica e arte xilográfica de um expoente da Literatura de Cordel. O presente trabalho consiste no levantamento e interpretação da obra iconográfica do artista, as ilustrações em xilogravura sob o tema Cangaço, onde se destaca a análise crítica da imagem de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Após a convergência entre a expressão do expoente artístico popular contemporâneo e a forma de representação que é considerada como uma das matrizes da Cultura Popular Nordestina, nasce o filme A História Cavada na Madeira: o Cangaço por Franklin Maxado. A pesquisa busca a compreensão do valor simbólico cultural da forma de produção material através da xilogravura; na interpretação e análise da fonte temática de inspiração que faz parte do imaginário popular Nordestino; e finalmente, a compreensão da expressão e representação de Franklin Maxado através da matriz da Cultura Popular Nordestina.
Abstract: Within the Northeastern context, concentrated on some icons of cultural identity through the woodcut technique ande art of one notable “cordelista” poet the present paper consists of a survey and interpretation of the author’s iconographic work with the theme “Cangaço banditry” with emphasis on a critical analysis of its main character – Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. The “corpus” of the research, interpretation cultural and analyses can be found on the woodcut illustrations made by Franklin Maxado. Who reports the “Cangaço” and his most known representative. The final criticism is on a piece of the whole work by Franklin Maxado and, from that, the artist come up to the artist world with a work considered the first northeastern popular culture the woodcut. And then, it was produced the film “A história cavada na Madeira: o Cangaço, por Franklin Maxado”. Starting from the imbrication - from of representation and contemporary artistc expression - this research was outlined in search of cultural symbolic values through woodcut, under Franklin Maxado’s points of view and expressions.
Keywords: Cultura
Cultura Popular Nordestina
Xilogravura
Culture
Northeastern Popular Culture
Woodcut
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: BOEIRA, Luciana Maciel. Franklin Maxado e a Xilogravura: o artista contemporâneo e a matriz da cultura popular nordestina. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1293
Issue Date: 25-Apr-2008
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final.pdfArquivo em texto completo4.13 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.