???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBoeira, Luciana Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600903010586705por
dc.contributor.advisor1Novaes, Cláudio Cledson-
dc.date.accessioned2021-09-29T22:29:56Z-
dc.date.issued2008-04-25-
dc.identifier.citationBOEIRA, Luciana Maciel. Franklin Maxado e a Xilogravura: o artista contemporâneo e a matriz da cultura popular nordestina. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1293-
dc.description.resumo“Franklin Maxado e a Xilogravura: o artista contemporâneo e a matriz da Cultura Popular Nordestina” é um recorte do imaginário popular dentro do contexto social nordestino, concentrado na expressão e representação de alguns ícones de identidade cultural através da técnica e arte xilográfica de um expoente da Literatura de Cordel. O presente trabalho consiste no levantamento e interpretação da obra iconográfica do artista, as ilustrações em xilogravura sob o tema Cangaço, onde se destaca a análise crítica da imagem de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Após a convergência entre a expressão do expoente artístico popular contemporâneo e a forma de representação que é considerada como uma das matrizes da Cultura Popular Nordestina, nasce o filme A História Cavada na Madeira: o Cangaço por Franklin Maxado. A pesquisa busca a compreensão do valor simbólico cultural da forma de produção material através da xilogravura; na interpretação e análise da fonte temática de inspiração que faz parte do imaginário popular Nordestino; e finalmente, a compreensão da expressão e representação de Franklin Maxado através da matriz da Cultura Popular Nordestina.por
dc.description.abstractWithin the Northeastern context, concentrated on some icons of cultural identity through the woodcut technique ande art of one notable “cordelista” poet the present paper consists of a survey and interpretation of the author’s iconographic work with the theme “Cangaço banditry” with emphasis on a critical analysis of its main character – Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. The “corpus” of the research, interpretation cultural and analyses can be found on the woodcut illustrations made by Franklin Maxado. Who reports the “Cangaço” and his most known representative. The final criticism is on a piece of the whole work by Franklin Maxado and, from that, the artist come up to the artist world with a work considered the first northeastern popular culture the woodcut. And then, it was produced the film “A história cavada na Madeira: o Cangaço, por Franklin Maxado”. Starting from the imbrication - from of representation and contemporary artistc expression - this research was outlined in search of cultural symbolic values through woodcut, under Franklin Maxado’s points of view and expressions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Matos Nascimento (brunomatos@uefs.br) on 2021-09-29T22:29:56Z No. of bitstreams: 1 versão final.pdf: 4231888 bytes, checksum: 42a28eda135821a6cad7060fdc4f8bca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-29T22:29:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 versão final.pdf: 4231888 bytes, checksum: 42a28eda135821a6cad7060fdc4f8bca (MD5) Previous issue date: 2008-04-25eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCultura Popular Nordestinapor
dc.subjectXilogravurapor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectNortheastern Popular Cultureeng
dc.subjectWoodcuteng
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleFranklin Maxado e a Xilogravura: o artista contemporâneo e a matriz da cultura popular nordestinapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final.pdfArquivo em texto completo4.13 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.