Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1303
Tipo do documento: Dissertação
Título: Publicidade em Feira de Santana: Paisagem, Imagem, Percepção e Linguagem
Autor: Silva, Marcelo João Alves da 
Primeiro orientador: Pereira, Rubens Edson Alves
Resumo: Este trabalho discute o impacto que os luminosos publicitários vêm provocando na paisagem urbana do centro comercial da cidade de Feira de Santana, desde a década de setenta até o ano de 2007. Toma-se para análise da pesquisa o recorte urbano do centro comercial desta cidade, envolvendo a Rua Conselheiro Franco e a Avenida Getúlio Vargas. Discute-se também as modificações que estes luminosos exercem na arquitetura e na paisagem urbana dos referidos logradouros. Utilizou-se como fonte de investigação a documentação fotográfica em diversos momentos históricos e as modificações visuais ocorridas em Feira de Santana. Também é feita uma leitura analítica e reflexiva de cunho semiótico, ergonômico e perceptivo nos referidos registros, observando os seguintes elementos: forma, cor, legibilidade, significação, objetivação, composição, mensagem e manifestações visuais.
Abstract: This work aims to discuss the transformations occured in the urban Landscape and in the architecture in the commercial Center of Feira de Santana city caused by the influence of the Illuminated Advertising Signs from seventies to 2007. The research will be developed through analysis of photographs taken of Getúlio Vargas Avenue and Conselheiro Franco Street situated in the commercial center of the city made in different historical moments. An analytical and reflexive rereading based on semiotic, ergonomic and perceptive aspects will be done with the photographic sources observing the following elements: form, color, legibility, signification, composition, message and the visual manifestations.
Palavras-chave: Feira de Santana
Luminosos
Paisagem
Illuminated Advertising Signs
Image
Landscape
Área(s) do CNPq: ARTES PLASTICAS::DESENHO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
Programa: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citação: SILVA, Marcelo João Alves da. Publicidade em Feira de Santana: Paisagem, Imagem, Percepção e Linguagem. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1303
Data de defesa: 30-Ago-2008
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Marcelo.pdfArquivo em texto completo28,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.