???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1312
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Origem do Universo: uma sequência didática para o ensino de biologia abordando as vertentes não científica e científica para fomento do letramento científico
???metadata.dc.creator???: Carmo, Munique Ferreira Gonçalves do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paim, Ana Verena Freitas
First advisor-co: Ribeiro, Carlos Alberto de Lima
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho nasce da minha inquietação em ministrar aulas de Biologia no Ensino Médio, onde se faz necessária a abordagem sobre a Origem do Universo, tratando de teorias científicas para alunos que geralmente possuem crenças pautadas em perspectivas não científicas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática estabelecendo um diálogo entre vertentes científicas e não científicas sobre a Origem do Universo, ressaltando a relevância da Ciência e, com isto, promover o letramento científico. A própria Sequência Didática se constitui em produto educacional desta pesquisa, somando- se a ela, a produção de um Ebook, o qual foi elaborado com a participação ativa dos alunos. Após o desenvolvimento desta pesquisa, foi possível comprovar que os alunos compreendem e aceitam melhor a concepção científica quando esta é apresentada tomando como ponto de partida as visões que eles trazem, as quais, em geral, estão associadas a suas crenças religiosas ou ao senso comum. Por meio do trabalho de pesquisa realizado, é possível reafirmar a importância da divulgação e popularização da ciência, bem como do papel do professor, especialmente, o professor que atua com o ensino das ciências, de forma geral, para a construção de conhecimentos com bases científicas e o desenvolvimento de competências necessárias aos sujeitos sociais, para atuar em sociedade com postura crítica e autônoma, com capacidade de tomar decisões em face das informações veiculadas na sociedade e assumir posicionamentos responsáveis sobre situações de natureza social, ideológica, econômica, ambiental, cultural e ética, de modo a saber discernir os jogos e relações entre conhecimento e poder na sociedade da qual é integrante.
Abstract: This work is born from my concern about teaching Biology classes in High School, where it is necessary to approach the Origin of the Universe, dealing with scientific theories for students who generally have beliefs based on non-scientific perspectives. The objective of this work was to develop a Didactic Sequence establishing a dialogue between scientific and non-scientific aspects about the Origin of the Universe, emphasizing the relevance of Science and, with this, promoting scientific literacy. The Didactic Sequence itself constitutes an educational product of this research, adding to it the production of an Ebook, which was prepared with the active participation of students. After the development of this research, it was possible to prove that students understand and accept the scientific conception better when it is presented, taking as a starting point the views they bring, which, in general, are associated with their religious beliefs or common sense. Through the research work carried out, it is possible to reaffirm the importance of disseminating and popularizing science, as well as the role of the teacher, especially the teacher who works with science education, in general, for the construction of knowledge based on scientific and the development of skills necessary for social subjects, to act in society with a critical and autonomous posture, with the ability to make decisions in light of the information conveyed in society and take responsible positions on situations of a social, ideological, economic, environmental, cultural nature and ethics, in order to know how to discern the games and relationships between knowledge and power in the society of which it is a member.
Keywords: Origem do Universo vertente científica
Origem do Universo vertente não científica
Sequência didática
Letramento científico
Origin of the Universe scientific strand
Origin of the Universe is not scientific
Following teaching
Scientific literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: CARMO, Munique Ferreira Gonçalves do. Origem do Universo: uma sequência didática para o ensino de biologia abordando as vertentes não científica e científica para fomento do letramento científico. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1312
Issue Date: 27-Oct-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_PRONTA_PDF.pdfDissertacao_Carmo_2021_Astronomia5.96 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.