Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Paulo Marcos Santiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8581893143738109por
dc.contributor.advisor1Martin, Vera Aparecida Fernandes-
dc.date.accessioned2022-03-03T21:14:02Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationBASTOS, Paulo Marcos Santiago. Estudo de conceitos de astronomia em uma comunidade remanescente de quilombos no Recôncavo baiano. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1315-
dc.description.resumoEste trabalho aborda, sob a perspectiva da Etnoastronomia, conceitos e ações práticas orientadas por aspectos ligados à Astronomia, como lunações e efeito das marés, em uma comunidade remanescente de quilombo no Recôncavo Baiano que sobrevive, basicamente, da pesca e da agropecuária de subsistência. Buscou-se identificar, por meio de uma pesquisa qualitativa, como estes conceitos seriam encontrados como concepções prévias, ou seja, noções subsunçoras de estudantes do Ensino Médio de uma escola do ensino formal, espaço em que foi desenvolvida uma sequência didática (SD), visando ao acompanhamento da Evolução Conceitual (EL-HANI; MORTIMER, 2007) da classe investigada, com relação aos conceitos trabalhados por meio da Sequência Didática, a qual fora desenvolvida tendo como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa (MOREIRA,1999).Uma primeira fase teve lugar na comunidade do Engenho da Ponte, Cachoeira, Bahia, por meio de reuniões com os atores sociais e a coleta de seus relatos a respeito de fenômenos como lunações e marés, associados às suas atividades básicas de subsistência.A segunda fase consistiu no desenvolvimento da Sequência Didática no Colégio Estadual Eraldo Tinoco, na sede da localidade de Santiago do Iguape, também em Cachoeira, Bahia, com um grupo de estudantes do Ensino Médio desta instituição.O produto educacional associado a este trabalho é a Sequência Didática (SD) já mencionada, com vistas à sua constituição enquanto referencial pedagógico aos professores da escola da comunidade quilombola, para ensino de conceitos de Astronomia.por
dc.description.abstractConcepts and practical actions possibly oriented by astronomical aspects, such as seasons, lunations and tidal effect was studied and discussed, from the perspective of Ethnoastronomy. It took place in a remnant quilombo community in the Bahia Recôncavo, which basically survives fisheries and subsistence agriculture. It was sought to identify how these concepts would be found as previous conceptions in a formal school, a space in which a didactic sequence (SD) was proposed. The aim was following-up the Conceptual Evolution (EL-HANI; MORTIMER, 2007), referencing to Significant Learning Theory (MOREIRA, 1999).A first phase took place in the community of Engenho da Ponte, Cachoeira, Bahia, based on meetings with the social actors themselves and the collection of their reports.The second phase consisted on the application of SD in the Eraldo Tinoco State College, in the city of Santiago do Iguape, also in Cachoeira, Bahia.The educational product proposed in this work is the aforementioned Didactic Sequence (SD), with a view to its constitution as a pedagogical reference to teachers of the quilombola community school, to teachAstronomy concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Matos Nascimento (brunomatos@uefs.br) on 2022-03-03T21:14:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao14.02.2020.pdf: 3546745 bytes, checksum: 3440a65497491dcbadee510b26f8737c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-03T21:14:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao14.02.2020.pdf: 3546745 bytes, checksum: 3440a65497491dcbadee510b26f8737c (MD5) Previous issue date: 2019-12-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConceitos de Astronomiapor
dc.subjectEtnoastronomiapor
dc.subjectEvolução conceitualpor
dc.subjectComunidade Quilombolapor
dc.subjectAstronomy conceptseng
dc.subjectEthnoastronomyeng
dc.subjectConceptual evolutioneng
dc.subjectQuilombola communityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleEstudo de conceitos de astronomia em uma comunidade remanescente de quilombos no Recôncavo baianopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao14.02.2020.pdfArquivo em texto completo3,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.