???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1316
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino de conceitos geométricos e astronômicos contextualizado na obra “Planolândia: um romance de muitas dimensões”
???metadata.dc.creator???: Santos, Alailton Damião Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ragni, Mirco
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de muitos conceitos de Geometria está sendo deixado de lado ou tem recebido tratamento superficial na escolarização básica no Brasil. As causas podem estar relacionadas a reformas curriculares, como a ocorrida com o movimento da Matemática Moderna, com a falta de preparo dos professores, de tempo ou mesmo com o desconhecimento da importância do desenvolvimento da noção espacial e do pensamento geométrico dos estudantes. Deficiências de entendimentos de conceitos de geometria provoca dificuldade de abstração geométrica e diminui a capacidade de interpretação e representação do espaço. Diante disso, o nosso problema de pesquisa consistiu em pensar quais atividades podem ser elaboradas com vistas a desenvolver nos estudantes uma melhor compreensão da Geometria Espacial. Visando realizar intervenções no sentido de contribuir para uma melhora no entendimento de conceitos geométricos, foram desenvolvidas estratégias metodológicas afim de auxiliarem no desenvolvimento da noção de espacialidade dos estudantes, com a utilização de experimentos sensoriais e elementos teóricos de Astronomia a partir do livro “Planolândia” de Edwin Abbott. Dentro de uma perspectiva metodológica intervencionista, a pesquisa teve como público alvo estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual de Barrocas – Ba. Neste sentido, a proposta consistiu na realização de um conjunto de ações que levaram a realização de cinco atividades envolvendo temáticas ligadas ao conceito de espacialidade norteadas por recortes do livro Planolândia, contextualizadas com tópicos de Astronomia. Com as aplicações foi possível discutir elementos do espaço bi e tridimensional, promovendo uma maior familiaridade com termos geométricos para melhor entendimento dos conceitos de eixos coordenados, plano cartesiano, figuras geométricas planas e espaciais e do espaço segundo a Teoria da Relatividade Geral. Ao longo do processo de planejamento das estratégias metodológicas foram criados materiais experimentais específicos relacionados a cada uma das atividades. Deste modo, os produtos educacionais gerados nesse trabalho são os kits didáticos, constituídos pelos materiais experimentais desenvolvidos para serem utilizados nas atividades e um caderno de atividades, composto de estratégias metodológicas capazes de promoverem o estudo de conceitos geométricos, contribuindo para a ampliação da noção espacial dos estudantes.
Abstract: The teaching of many concepts of Geometry is being neglected or has received superficial treatment in basic schooling in Brazil. The causes may be related to curricular reforms, such as the one that occurred with the Modern Mathematics movement, with the lack of preparation of teachers, time or even with the ignorance of the importance of the development of the spatial notion and geometric thinking of students. Deficiencies in the understanding of concepts of geometry causes difficulty in geometric abstraction and decreases the ability to interpret and represent space. Therefore, our research problem was to think about what activities can be developed with a view to developing in students a better understanding of Spatial Geometry. Aiming to accomplish interventions in order to contribute to an improvement in the understanding of geometric concepts, methodological strategies were developed in order to assist in the development of the notion of spatiality of students, with the use of sensory experiments and theoretical elements of Astronomy from the book “Planolândia” by Edwin Abbott. Within an interventionist methodological perspective, the research was aimed at high school students from the Colégio Estadual de Barrocas - Ba. In this sense, the proposal consisted of carrying out a set of actions that led to the realization of five activities involving themes related to the concept of spatiality guided by clippings from the book Planolândia, contextualized with Astronomy topics. With the applications it was possible to discuss elements of bi and three-dimensional space, promoting greater familiarity with geometric terms for a better understanding of the concepts of coordinated axes, Cartesian plane, flat and spatial geometric figures and of space according to the Theory of General Relativity. Throughout the methodological strategy planning process, specific experimental materials related to each activity were created. In this way, the educational products generated in this work are the didactic kits, consisting of the experimental materials developed to be used in the activities and an activity notebook, composed of methodological strategies capable of promoting the study of geometric concepts, contributing to the expansion of the spatial notion of students.
Keywords: Ensino de geometria
Espacialidade
Dimensões espaciais
Teaching of geometry
Spatiality
Spatial dimensions
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: SANTOS, Alailton Damião Oliveira. Ensino de conceitos geométricos e astronômicos contextualizado na obra “Planolândia: um romance de muitas dimensões”. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1316
Issue Date: 20-Dec-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1-DISSERTACAO-ALAILTON_VERSÃO_PARA_PUBLICAÇÃO.pdfArquivo em texto completo5.29 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.