???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Thiago Marcel de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7978763585830530por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Iranderly Fernandes de-
dc.date.accessioned2022-03-04T21:23:20Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationSANTANA, Thiago Marcel De Almeida. Do Big Bang aos dias de hoje: inserção do ensino de astronomia por meio de um jogo de tabuleiro. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1327-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar e promover a inserção de um jogo como material auxiliar no ensino da astronomia (produto educacional). Foi concebido um jogo de tabuleiro a ser aplicado para alunos do ensino médio, e poderá ser criada uma versão digital do mesmo. Foram avaliados os conhecimentos prévios sobre a temática por meio de um questionário e após a aplicação do jogo, um questionário semelhante foi reaplicado. O intuito das avaliações é verificar se houve indícios de aprendizagem, com base na teoria de Ausubel (Teoria da Aprendizagem Significativa). O jogo representa uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino e se propõe, de uma forma lúdica e prazerosa, a construir conhecimento. A abordagem de conteúdos da física moderna e contemporânea como a teoria do Big Bang, aguça a curiosidade natural dos alunos, e oferece uma visão atualizada sobre investigação científica.por
dc.description.abstractThis work have first objective to promote the insertion of a game as complementary material in the teaching of astronomy (educational product). A board game has been develop to be applied to high school students, and a digital version of it can be created. Prior knowledge about the subject will be evaluated through a questionnaire and after the game application; the same questionnaire will be reapplied. The purpose of the evaluations is to verify if there was signs learning, based on the theory of Ausubel (Theory of Significant Learning). The game represents an alternative to traditional methods of teaching and proposes, in a playful and enjoyable way, to build knowledge. The approach to modern and contemporary physics content such as the Big Bang theory, sharpens students' natural curiosity, and offers an up-to-date view on scientific research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2022-03-04T21:23:20Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO Thiago Marcel (Versao Final).pdf: 2698498 bytes, checksum: 0766a49bd8766f2f6ebfa1f3a5921746 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T21:23:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO Thiago Marcel (Versao Final).pdf: 2698498 bytes, checksum: 0766a49bd8766f2f6ebfa1f3a5921746 (MD5) Previous issue date: 2019-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Astronomiapor
dc.subjectJogos Didáticospor
dc.subjectTeoria do Big Bangpor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectTeaching of Astronomyeng
dc.subjectDidactic Gameseng
dc.subjectBig Bang Theoryeng
dc.subjectSignificant Learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleDo Big Bang aos dias de hoje: inserção do ensino de astronomia por meio de um jogo de tabuleiropor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO Thiago Marcel (Versao Final).pdfArquivo em texto completo2.64 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.