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dc.creatorAlixandre, Graziela Pereira de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0033595373807601por
dc.contributor.advisor1Benatti, Haroldo Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7480006350883882por
dc.date.accessioned2022-03-04T21:33:14Z-
dc.date.issued2019-11-07-
dc.identifier.citationALIXANDRE, Graziela Pereira de Jesus. Coeficientes binomiais estendidos: algumas propriedades e aplicações para o ensino médio. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1329-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar um material teórico sobre números binomiais estendidos, tratar de algumas de suas propriedades e propor a abordagem deste conteúdo no ensino médio. Na educação básica a definição de números binomiais, bem como o estudo de suas propriedades, são restritos aos números inteiros não-negativos. Por meio de uma abordagem simples, iniciaremos com o estudo de contagem, definição dos números binomiais para valores inteiros não-negativos e suas propriedades. Ilustraremos as identidades no triângulo de Pascal clássico e, depois, definiremos os coeficientes binomiais para valores reais. Demonstraremos algumas identidades binomiais estendidas e utilizaremos a extensão superior do triângulo de Pascal para ilustrar tais propriedades. Ao final deste trabalho, proporemos algumas atividades com resoluções para serem aplicadas aos alunos do ensino médio.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to present a theoretical material about extended binomial numbers, to treat some of their properties and propose the approach of this content in high school. In basic education the definition of binomial numbers, as well the study of their properties, are restricted to nonnegative integers. Using a simple approach, we will start with the study of counting, defining binomial numbers for nonnegative integer values and their properties. We will illustrate the identities in the classic Pascal triangle and then define the binomial coefficients for actual values. At the end of this work, we will propose some activities with resolutions to be applied to high school students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Pereira (verenagoncalves@uefs.br) on 2022-03-04T21:33:14Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_grazi (5).pdf: 1785581 bytes, checksum: 7f01e5c3e57b8389cb1d4132a85f22cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T21:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_grazi (5).pdf: 1785581 bytes, checksum: 7f01e5c3e57b8389cb1d4132a85f22cd (MD5) Previous issue date: 2019-11-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContagempor
dc.subjectCoeficientes binomiais estendidospor
dc.subjectTriângulo de Pascalpor
dc.subjectPropriedadespor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectCountingeng
dc.subjectExtended binomial coefficientseng
dc.subjectPascal’s trianglepor
dc.subjectPropertiespor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::ANALISEpor
dc.titleCoeficientes binomiais estendidos: algumas propriedades e aplicações para o ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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