???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSá, René Freitas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607673684365655por
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183209530072462por
dc.date.accessioned2022-04-12T14:26:43Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.citationSÁ, René Freitas de. Biblioteca e leitura na escola: caminhos trilhados para implantação de uma biblioteca na Escola Municipal Regina Vital em Feira de Santana – Bahia. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1337-
dc.description.resumoO trabalho intitulado “Biblioteca e Leitura na Escola: Caminhos trilhados para implantação de uma Biblioteca Escolar na Escola Municipal Regina Vital em Feira de Santana - Bahia” tem como questão de investigação compreender de que maneira a biblioteca escolar pode contribuir no processo educativo e na formação de alunos leitores em uma escola do Ensino Fundamental Anos Iniciais no município de Feira de Santana-Bahia. Como objetivos, conhecer as concepções, interesses e o engajamento dos professores e professoras que compõem a instituição pesquisada e identificar os documentos legais federais e municipais que subsidiam a efetiva implantação da Biblioteca Escolar como equipamento de aprendizagem sociocultural. O percurso metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa e como instrumento de geração de dados optei pelos diários de campo (construídos durante as minhas participações no trabalho de formação de mediadores de leitura desenvolvido na escola lócus) e as entrevistas semiestruturadas, a fim de conhecer as políticas públicas e as estratégias vigentes no município de Feira de Santana para o incentivo à leitura, para a implantação de bibliotecas nas escolas da rede e para o trabalho de formação de mediadores de leitura com os professores. A pesquisa busca ainda conhecer as experiências pessoais das colaboradoras com a leitura, o livro e a biblioteca e quais os reflexos destas experiências em suas formações enquanto estudantes e leitoras. Tomo como referência teórica autores que discutem a formação docente, tais como: Tardif (2014); Nóvoa (1992); Cunha (2013) e Nóvoa & Finger (2004); sobre a História Cultural, Burke (2008) e Chartier (2012); e sobre as políticas públicas para a leitura e a biblioteca: Moraes (2006); Milanesi (1983, 2003), além das diretrizes e manifestos da IFLA/UNESCO dentre outros marcos legais. Dentre os achados da pesquisa, é possível destacar que embora exista uma legislação que regulamenta a organização da biblioteca no espaço escolar, ainda contabilizamos algumas escolas que não possuem a biblioteca em suas dependências, e que tal ausência, se não for reparada através de ações planejadas pelos principais responsáveis pela administração e gestão educacional, afetará o desenvolvimento e a formação estudantil e leitora. Outro achado importante diz respeito à tríplice função da biblioteca: a função educativa, cultural e social, e a necessidade de desenvolver práticas que conscientizem e promovam tais funções. Assim, este trabalho propõe contribuir para a reflexão sobre o caráter indispensável da biblioteca para a educação e a necessidade de assegurar a existência deste espaço dentro da escola a fim de que o direito à leitura e, consequentemente, a uma educação de qualidade seja garantido a todos indistintamente.por
dc.description.abstractThe work entitled “Library and Reading at School: Paths taken to implement a School Library at the Municipal School Regina Vital in Feira de Santana - Bahia” has the research question to understand how the school library can contribute to the educational process and training of student readers at an elementary school in the municipality of Feira de Santana-Bahia? And as objectives, to know the conceptions, interests and engagement of teachers and professors that make up the researched institution and to identify the federal and municipal legal documents that subsidize the effective implantation of the School Library as a socio-cultural learning equipment. The methodological path chosen was qualitative research and as a data generation tool I opted for field diaries (built during my participation in the training of reading mediators developed at the locus school), and, through semi-structured interviews, in order to to know the public policies and strategies in force in the municipality of Feira de Santana to encourage reading, for the implantation of libraries in the schools of the network and for the work of training reading mediators with teachers. The research also seeks to learn about the collaborators' personal experiences with reading, the book and the library and what are the reflexes of these experiences in their training as students and readers. I take as a theoretical reference authors who discuss teacher education, such as: Tardif (2014); Nóvoa (1992); Cunha (2013) and Nóvoa & Finger (2004); on Cultural History: Burke (2008) and Chartier (2012); and on public policies for reading and the library: Moraes (2006); Milanesi (1983, 2003); in addition to the IFLA / UNESCO guidelines and manifestos, among other legal frameworks. Among the research findings, it is possible to highlight that although there is legislation that regulates the organization of the library in the school space, we still account for some schools that do not have the library on their premises, and that such absence if it is not remedied through actions planned by the main those responsible for educational administration and management will affect student and reader development and training. Another important finding concerns the triple function of the library, which are: the educational, cultural and social function, and the need to develop practices that raise awareness and promote such functions. Thus, this work proposes to contribute to the reflection on the indispensable character of the library for education and the need to ensure the existence of this space within the school so that the right to reading and, consequently, to a quality education is guaranteed to all without distinction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2022-04-12T14:26:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação René.pdf: 1670083 bytes, checksum: 6c21bb387f7d00652c52c365f4127839 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-12T14:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação René.pdf: 1670083 bytes, checksum: 6c21bb387f7d00652c52c365f4127839 (MD5) Previous issue date: 2021-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDemocratização da leiturapor
dc.subjectFormação de mediadores de leiturapor
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectDemocratization of readingeng
dc.subjectTraining of reading mediatorseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.titleBiblioteca e leitura na escola: caminhos trilhados para implantação de uma biblioteca na Escola Municipal Regina Vital em Feira de Santana – Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação René.pdfDissertação_René_20211.63 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.