Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1347
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível
Autor: Souza, Geruza Ferreira Ribeiro de 
Primeiro orientador: Silva, Fabrício Oliveira da
Resumo: A presente pesquisa objetiva compreender os sentidos atribuídos à formação permanente entre pares no cotidiano escolar. Partindo do objetivo geral e tomando as experiências vividas pelos professores, realizamos esta pesquisa qualitativa, de abordagem (auto) biográfica, por meio dos dispositivos roda de conversa e narrativas, em que docentes refletiram sobre sua formação e movimentos formativos individuais e coletivos. Asentrevistas narrativas aconteceramcom seis professoras do Ensino Fundamental I,na rede municipal de Feira de Santana-Ba. O trabalho está ancorado nas contribuições de diversos autores, destacando-se Freire, Nóvoa, Pineau, Rios, Silva, Gatti, Imbernón e Larossa. Estudosrevelaram singularidades formativas eevidenciaram que, mesmo diante da limitação da legislação, lutas entre tempos conquistados e tempos instituídos, há um potencial de formação a ser realizado com participação coletiva reflexiva com os professores sendo protagonistas de sua formação a partir das próprias práticasno cotidiano escolar, com destaque especial para os movimentos coletivos nas Atividades Complementares. Dentre tantos resultados, vozes ecoaram dos professoresatribuindo sentidos à formação enquanto movimento permanente de aprendizagem da docência no cotidiano escolar, seguindo princípios da formação entre pares, tempo-espaço, dialogicidade, colaboração, dentre outros.
Abstract: This research aims to understand the meanings attributed to permanent education among peers in school routine. Starting from the main objective and using experiences lived by teachers, we carried out this qualitative research with a(n) (auto) biographical approach, through conversation circle and narratives in which teachers ponder on their development and individual and collective training movements. The narrative interviews took place with six teachers of Elementary School I in the municipal system of Feira de Santana-Ba. The work is anchored in the contributions of several authors, especially Freire, Nóvoa, Pineau, Rios, Silva, Gatti, Imbernón and Larossa. Studies revealed formative singularities and showed that even in the face of legislative limitations and struggles between conquered and instituted times, there is a training potential to be carried out with thoughtful collective participation, with teachers being protagonists of their training from their own practices in school routine, with special emphasis on collective movements in Complementary Activities. Among many results, voices echoed from teachers attributing meaning to training as a permanent movement of learning to teach in school routine, following principles of peer qualification, time-space, ability to dialogue, collaboration, among others.
Palavras-chave: Formação permanente
Pesquisa (auto)biográfica
Cotidiano escolar
Atividades Complementares (ACs)
Permanent education
Biographical research
School routine
Additional activities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Programa: Mestrado Acadêmico em Educação
Citação: SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível, 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1347
Data de defesa: 2-Mai-2022
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GERUZA SOUZA_2022.pdfDissertação_Geruza Souza_20221,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.