???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1348
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Trajetórias de preparação, inserção e permanência no ensino superior de mulheres bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFRB
???metadata.dc.creator???: Santos, Jaiana da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Faria, Ivan
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é analisar as trajetórias de preparação, inserção e permanência no ensino superior de mulheres bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFRB. Fundamenta-se nas seguintes perspectivas teóricas: afiliação estudantil (COULON, 2008); afiliação estudantil e permanência (SOUZA; SANTOS, 2014); juventude universitária (CARNEIRO; SAMPAIO, 2011; LARANJEIRA; IRIART; RODRIGUES, 2016); transição para a vida adulta (PIMENTA, 2017; MELLO, 2005); iniciação científica e formação do universitário (BRIDI, 2004); processos de socialização (MINAYO, 2011; SETTON, 2011; CAMPOS, 2011; FARIA, 2017; BOURDIEU, 2002; SAFFIOTI, 2011; SILVA, 2012; FARIA, 2018; ROSA, 2015); juventude e condição juvenil (DAYRELL, 2007; DURAND;ALVES, 2015); juventude rural (CARNEIRO, 2005; WEISHEIMER, 2013); e projetos de futuro (GRACIOLI, 2016; LECCARDI, 2005; NONATO, 2013). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o apoio de dados quantitativos que utilizou como instrumentos de produção de dados, questionários e entrevistas semiestruturadas realizados com seis bolsistas do PET. O contexto empírico escolhido é a UFRB por ser uma instituição de natureza multicampi e ter significativa contribuição no processo migratório, pois atrai estudantes de diversos municípios e estados. Os resultados mostraram que a participação no PET contribui para uma formação acadêmica e profissional com maior qualidade, além de funcionar como um suporte à permanência. Por serem as entrevistadas de camadas populares, em sua maioria oriundas da zona rural, e possuírem trajetórias de escolarização longevas, o fato de serem todas estudantes de cursos das áreas de ciências exatas e das engenharias, possibilitou compreender o quanto as mulheres inseridas em contextos ditos masculinos, ainda enfrentam desafios para serem aceitas nesses espaços.
Abstract: The objective of this research is to analyze the trajectories of preparation, insertion and permanence in higher education of women scholarship holders from the Tutorial Education Program (PET) at UFRB. It is based on the following theoretical perspectives: student affiliation (COULON, 2008); student affiliation and permanence (SOUZA; SANTOS, 2014); university youth (CARNEIRO;SAMPAIO, 2011; LARANJEIRA; IRIART; RODRIGUES, 2016); transition to adult life (PIMENTA, 2017; MELLO, 2005); scientific research and university education (BRIDI, 2004); socialization processes (MINAYO, 2011; SETTON, 2011; CAMPOS, 2011; FARIA, 2017; BOURDIEU, 2002; SAFFIOTI, 2011; SILVA, 2012; FARIA, 2018; ROSA, 2015; youth and youth condition (DAYRELL, 2007; DURAND; ALVES, 2015); rural youth (CARNEIRO, 2005; WEISHEIMER, 2013); future projects (GRACIOLI, 2016; LECCARDI, 2005; NONATO, 2013). This is a qualitative research, with the support of quantitative data, which used questionnaires and semi-structured interviews with six PET scholarship holders as instruments of data production. The empirical context chosen is UFRB because it is an institution of a multicampi nature and has a significant contribution to the migration process, as it attracts students from different municipalities and states. The results showed that participation in PET contributes to higher quality academic and professional training, in addition to functioning as a support for permanence. As they were interviewed from popular classes, mostly from rural areas, and had long-term schooling trajectories, the fact that they were all students in courses in the areas of exact sciences and engineering, made it possible to understand how much women inserted in the so-called male contexts still face challenges to be accepted in these spaces.
Keywords: Juventude
Trajetórias
Socialização
Ensino Superior
PET
Youth
Trajectories
Socialization
Higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SANTOS, Jaiana da Silva. Trajetórias de preparação, inserção e permanência no ensino superior de mulheres bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFRB. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1348
Issue Date: 21-Mar-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_JAIANA DA SILVA SANTOS_2021.pdfDissertação_Jaiana da Silva Santos_20212.78 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.