???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1353
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação de uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas no ensino de Programação Orientada a Objetos
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Ayala Lemos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bittencourt, Roberto Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Problemas relacionados à aprendizagem de programação em cursos de computação contribuem para desmotivação, reprovação e abandono precoce destes cursos. A motivação de estudantes da área de computação em disciplinas de programação é um fator relevante que pode contribuir para o sucesso no aprendizado. Este trabalho avalia a motivação e a aprendizagem dos estudantes em uma abordagem de ensino-aprendizagem de programação orientada a objetos no curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana, em um componente curricular integrado de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas do segundo semestre do curso que utiliza a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Este componente integrado foi organizado em três módulos teóricos abordados através de aulas expositivas dialogadas e em um módulo integrador que seguiu a dinâmica da metodologia PBL. Os resultados descrevem os níveis de motivação em termos de atenção, relevância, confiança e satisfação e de aprendizagem em termos do desempenho dos estudantes, todos mensurados tanto nos módulos teóricos como no módulo integrador PBL. Além disso, a experiência levou a importantes lições aprendidas com a abordagem: a aquisição de habilidades pessoais, interpessoais e técnicas fornecidas pela abordagem; os benefícios da integração do conhecimento através de experiências mais autênticas e uma prática mais disciplinada de produção de software; a necessidade de planejamento cuidadoso de problemas; as principais dificuldades enfrentadas pelos instrutores para gerenciar o curso; os desafios enfrentados pelos alunos para desenvolver suas habilidades; e a confiança como fator motivacional primordial para a aprendizagem. Este trabalho contribui para o conhecimento na área de educação em computação, mais especificamente na avaliação da motivação e da aprendizagem de estudantes de computação que aprendem através da metodologia PBL, permitindo potencialmente avançar na disseminação e melhoria da eficácia desta metodologia na área de computação.
Abstract: Problems related to learning programming in undergraduate computing programs contribute to lack of motivation, failure and early abandonment of these programs. The motivation of computing students in programming courses is a relevant factor that may contribute to success in learning. This work evaluates students' motivation and learning in a teaching-learning approach to object-oriented programming in the Computer Engineering program at the State University of Feira de Santana, in an integrated curricular component of Programming of the second term of this program that uses the problem-based learning approach (PBL). This integrated component was organized into three theoretical modules addressed through lectures and an integrator module that followed the PBL dynamics. Results describe the levels of motivation in terms of attention, relevance, con dence and satisfaction, and learning in terms of student performance, all measured in both the theoretical modules and the PBL integrator module. In addition, this case study has led us to important lessons learned: the acquisition of personal, interpersonal and technical skills provided by the approach; the bene ts of integrating knowledge through more authentic experiences and a more disciplined practice of software production; the need for careful problem planning; the main difficulties faced by instructors to manage the course; the challenges students face to develop their skills; and and con dence as a prime motivational factor for learning. This work contributes to the knowledge in the eld of computing education, more speci cally in evaluating motivation and learning of computing students who learn through the PBL approach, potentially allowing to advance in the dissemination and effectiveness improvement of this approach in the eld of computing.
Keywords: Programação Orientada a Objetos
Estrutura de Dados
Projeto de Sistemas
Integração curricular
PBL
Motivação
Modelo ARCS
Object-Oriented Programming
Data Structures
Software Design
PBL
Motivation
ARCS Model
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Computação Aplicada
Citation: RIBEIRO, Ayala Lemos. Avaliação de uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas no ensino de Programação Orientada a Objetos. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1353
Issue Date: 11-Jul-2019
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Mestrado_Ayala_Lemos_Ribeiro.pdfArquivo em texto completo.7.78 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.