???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marla dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941263022257937por
dc.contributor.advisor1Valverde, Luiz Antônio de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-05-10T20:15:59Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.citationSILVA, Marla dos Santos. Exercícios de (des)aprender na poética de Manoel de Barros : memória, infância e natureza. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1355-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como finalidade ampliar os estudos acerca do poeta Manoel de Barros. Assim, foram escolhidos três eixos temáticos para a análise dos poemas do escritor sul-mato-grossense, a saber: os aspectos biográficos, a relação entre infância e memória e o diálogo entre o homem e a natureza. A proposta foi fazer um mapeamento dos livros publicados pelo poeta, selecionando versos que contemplassem os temas pertinentes ao estudo. Para falar dos enfoques biográficos, foram usadas as contribuições teóricas de Philippe Lejeune (2008), Alfredo Bosi (1977), Jacques Lacan (2009) e Gaston Bachelard (2002). As vertentes da infância e da memória tiveram como aporte produções de Giorgio Agamben (2005), Gaston Bachelard (1988), Beatriz Sarlo (2007), Michel Pollak (1992) e Ecléa Bosi (1979). As questões referentes ao homem e à natureza contemplaram as considerações de Rousseau (1989) e Maria Esther Maciel (2008/ 2011). As reflexões sobre a poesia e a linguagem, que perpassam todo o trabalho, tiveram como suporte teórico Octavio Paz (2012), Luiz Costa Lima (1995), Johan Huizinga (2007) e Merleau-Ponty (2002). Os poemas de Manoel de Barros são um convite a uma compreensão sensível do homem e da natureza, eles nos aproximam das origens do mundo, nos conduzindo a retornar a um estado pueril pela ótica da criança. Através de uma inovação da linguagem, subvertendo regras gramaticais, o poeta renova o nosso olhar sobre o universo das palavras, possibilitando o desnudamento dos seres e o encontro com a beleza guardada em todas as coisas.por
dc.description.abstractThis master’s thesis aims to provide a deeper study of the poet Manoel de Barros. To achieve this aim, three thematic axis were chosen: biographic aspects, the link between memory and childhood and the dialogue between men and nature. A mapping of the poet’s published books is proposed resulting in a selection of verses which are relevant to the study. The biography section is based on Philippe Lejeune's (2008), Alfredo Bosi's (1977), Jacques Lacan's (2009) and Gaston Bachelard's (2002) theorical contributions. The memory and childhood section is grounded on Giorgio Agamben's (2005), Gaston Bachelard's (1988), Beatriz Sarlo's (2007), Michel Pollak's (1992) and EcléaBosi's (1979) productions. The analysis of the dialogue between man and nature contemplate Russeau's (1989) and Maria Esther Maciel's (2008/ 2011) considerations. The observations on poetry and language, which are intertwined in the analysis as a whole, are based on Octavio Paz' (2012), Luiz Costa Lima's (1995), Johan Huizinga's (2007) and Merleau-Ponty's (2002) theorical works. Manoel de Barro's poems are an invitation to a sensitive approach of man and nature, they explore the origins of the world, conducting the reader to a naive state such as that of a child's point of view. Through a language innovation, which undermines grammar rules, the poet renews the reader's views on the universe of the words, making an unveiling of the beings and a gathering with the hidden beauty of each and everything possible.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2022-05-10T20:15:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marla Silva.pdf: 1621050 bytes, checksum: 12bc3455af7d1646b6abb603e9df4610 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T20:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marla Silva.pdf: 1621050 bytes, checksum: 12bc3455af7d1646b6abb603e9df4610 (MD5) Previous issue date: 2019-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Literáriospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManoel de Barrospor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectBiografiapor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectBiographyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleExercícios de (des)aprender na poética de Manoel de Barros : memória, infância e naturezapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Marla Silva.pdfArquivo em texto completo.1.58 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.