???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1382
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Interferência de processos fonológicos na escrita de estudantes do ensino fundamental da cidade de Pelotas/RS
???metadata.dc.creator???: Jesus, Simone Porcino de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Norma Lúcia Fernandes de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre as interferências de fenômenos fonológicos na escrita de estudantes do Ensino Fundamental. Os dados referentes a esta pesquisa foram coletados no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a partir de produções textuais de estudantes da 3ª e 4ª séries da escola pública e particular, respectivamente, disponibilizados pelo BATALE – Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita, por meio do GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita da Universidade Federal de Pelotas. Foram identificados vários fenômenos fonológicos na escrita dos estudantes, no entanto, os mais frequentes foram: a monotongação do [ow], o alteamento da vogal [e] e a vocalização da lateral [l] pós-vocálica. Os caminhos metodológicos do estudo seguem os passos de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva e quantitativa embasada nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista. Com relação à análise feita considerou-se os fatores linguísticos para o fenômeno do alteamento da vogal /e/ avaliou-se as variáveis linguísticas: Classe da palavra, vogal procedente, consoante precedente e consoante procedente. No que diz respeito ao fenômeno da vocalização da lateral /l, foi analisado as variáveis linguísticas: vogal procedente, posição da sílaba e classe das palavras. Nas variáveis extralinguísticas observou-se sexo, escolaridade e tipo de escola. Os fatores observados como influenciadores para o aparecimento do alteamento da vogal /e/ foram: contexto precedente e contexto procedente. Já para a vocalização da lateral/l/ na escrita foram: tipo de escola, escolaridade, sexo e posição da sílaba. Os resultados apontam que ocorrem as interferências da fala na escrita dos alunos, por meio dos fenômenos fonológicos. Os dados serão tomados como ponto de partida para refletir sobre o funcionamento da língua, suas variáveis ortográficas e sua relação com a escrita.
Abstract: This work presents a study on the interference of phonological phenomena in the writing of elementary school students. Data for this research were collected in the city of Pelotas, in Rio Grande do Sul, from textual productions of 3rd and 4th grade students from two schools, one public and the other private, made available by BATALE - Banco of Written Language Acquisition Texts, through GEALE – Study Group on Written Language Acquisition of the Federal University of Pelotas. Several phonological phenomena in the students' writing were documented, however, the most frequent were: the monotongue of the [ow], the heightening of the vowel [e] and the vocalization of the postvocalic lateral [l]. The study performs a qualitative, descriptive and quantitative analysis of the data, using the theoretical-methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics. For the development of the analysis, the linguistic factors for the phenomenon of the heightening of the vowel /e/ were considered, we will test the linguistic variables: Word class, proceeding vowel, preceding consonant and proceeding consonant. As for the phenomenon of vocalization of the lateral /l/, we tested the linguistic variables: proceeding vowel, syllable position and word class. And extralinguistic: Gender, Education and Type of school. The factors observed as influencing the appearance of the heightening of the vowel /e/ were: preceding context and proceeding context. As for the vocalization of the lateral/l/ in writing, they were: type of school, education, gender and syllable position. The results of this research showed that there are interferences of speech in students' writing through phonological phenomena. Such interferences also show that the linguistic variation that is more observed in the spoken language also occurs in the written language, mainly in the writing of students in the process of acquiring this modality.
Keywords: Fenômenos fonológicos
Variação linguística
Língua escrita
Phonological phenomena
Linguistic variation
Written language
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citation: JESUS, Simone Porcino. Interferência de processos fonológicos na escrita de estudantes do ensino fundamental da cidade de Pelotas/RS. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1382
Issue Date: 5-Jul-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_Simone Porcino de Jesus_2021.pdfDISSERTACAO_Simone Porcino de Jesus_20216.1 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.