???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Franklin Lázaro Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806654071447392por
dc.contributor.advisor1Costa, Daniel Gouveia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0200709054904002por
dc.contributor.advisor-co1Dias, Anfranserai Morais-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522861105234810por
dc.date.accessioned2022-08-03T20:29:26Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Franklin Lázaro Santos de. Monitoramento e avaliação de condições adversas em ciclovias através de multi-sensoriamento por bicicletas e processamento de dados urbanos. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1388-
dc.description.resumoInvestimentos em mobilidade e transporte sustentável são uma tendência nas grandes cidades, sobretudo devido ao fato dos veículos tradicionais serem caros, ineficientes no transporte de pessoas e grandes poluidores. Em paralelo, as pessoas têm se tornado mais propensas a buscar por opções mais limpas e saudáveis para viagens de média e curta distância, o que também tem impulsionado a utilização de bicicletas em áreas urbanas. Diante dessa mudança de comportamento da população, órgãos governamentais têm se atentado à questões de infraestrutura básica, como construção de ciclovias e reorganização da malha viária, a fim de permitir que os ciclistas possam se deslocar com segurança. No entanto, para avaliar a qualidade das ciclovias que é percebida pelos ciclistas, deve-se empregar algum mecanismo abrangente que incorpore diferentes fatores que podem impactar negativamente a segurança e a saúde dos ciclistas, tais como poluição do ar, risco de acidentes, poluição sonora, exposição solar excessiva, baixa umidade, entre outros. Nesse contexto, este trabalho propõe uma nova solução para monitoramento, avaliação e visualização da qualidade das ciclovias, a fim de informar os ciclistas sobre as condições das mesmas e orientar governos na melhoria da qualidade das ciclovias percebida pelos ciclistas. Para isso, é especificada neste trabalho a utilização de tecnologias de sensoriamento embarcado em bicicletas, processamento distribuído dos dados coletados, lógica Fuzzy para avaliação de qualidade de ciclovias, e uma arquitetura de rede especializada. Esta solução abrangente de vários níveis é cuidadosamente especificada e simulada em cenários reais, fornecendo resultados promissores que podem apoiar melhor a adoção do ciclismo sustentável e inteligente nas cidades modernas.por
dc.description.abstractInvestments in mobility and sustainable transport are a trend in large cities, mainly due to the fact that traditional vehicles are expensive, inefficient in transporting people, and large polluters. At the same time, people have become more likely to seek for cleaner and healthier options for medium and short distance travel, which has also boosted the adoption of bicycles in urban areas. Faced with these changes in the behavior of the population, government agencies have been paying attention to issues of basic infrastructure, such as the construction of bike paths and the reorganization of the road network, in order to allow cyclists to travel safely. However, in order to assess the quality of cycle paths that is perceived by cyclists, a comprehensive mechanism must be implemented that incorporates different factors that can negatively impact the safety and health of cyclists, such as air pollution, risk of accidents, noise pollution, excessive sun exposure, low humidity, among others. In this context, this work proposes a new solution for monitoring, evaluation and visualization of the quality of cycle paths in order to inform cyclists about the conditions of the paths and guide governments to improve and implement new cycle paths, employing for that embedded sensing technologies, distributed data processing functions, fuzzy-based quality assessment, and a specialized networking architecture. This comprehensive multi-level solution is carefully specified and simulated on real scenarios, providing promising results that can better support the adoption of sustainable cycling in modern cities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2022-08-03T20:29:26Z No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 18234928 bytes, checksum: 2e7b75ba07b0e523128558ac6d092b37 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-03T20:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 18234928 bytes, checksum: 2e7b75ba07b0e523128558ac6d092b37 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiclismo inteligentepor
dc.subjectSaúde dos ciclistaspor
dc.subjectCidades inteligentespor
dc.subjectInternet das coisaspor
dc.subjectMonitoramento ambientalpor
dc.subjectRedes de sensorespor
dc.subjectSmart cyclingeng
dc.subjectCyclists’ healtheng
dc.subjectSmart citieseng
dc.subjectInternet of thingseng
dc.subjectEnvironmental monitoringeng
dc.subjectSensor networkseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleMonitoramento e avaliação de condições adversas em ciclovias através de multi-sensoriamento por bicicletas e processamento de dados urbanospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao.pdfDissertacao_OLIVEIRA_202117.81 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.