???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1416
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Se essa escola... Se essa escola fosse minha: significados sobre a escola e projetos de vida entre jovens do ensino médio de uma escola estadual de Feira de Santana/Ba
???metadata.dc.creator???: Santos, Tarcisa Silva Monteiro dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Iriart, Mirela Figueiredo Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo objetiva compreender a relação entre os significados atribuídos à escola e a construção de projetos de vida entre jovens no ensino médio público, em uma escola Estadual no município de Feira de Santana. Verifica-se que os estudos sobre juventudes e ensino médio têm ganhado expressiva notoriedade nas pesquisas acadêmicas das últimas décadas, porém a maioria dos estudos estão circunscritos dentro da preocupação com o cumprimento dos requisitos técnicos/cognitivos escolares (aprovação/reprovação, evasão/continuidade, distorção série/idade). Alicerçada nos estudos de Juarez Dayrell (2001; 2003; 2007; 2013; 2014), de Paulo Carrano (2011; 2014), Marília Sposito (1997; 2005), Setton (2005; 2009) e Dubet (1997; 1998; 2006) essa pesquisa propõe voltar o olhar para as experiências do(a)s jovens e suas estratégias na elaboração de projetos de vida norteados pelas vivências no ensino médio e permeados por sua condição juvenil. Para tanto contamos com a produção de dados quantitativos e qualitativos por meio de questionário aplicado a 79 estudantes e de entrevistas semiestruturadas, a 4 estudantes (dois do sexo masculino e dois do sexo feminino) do segundo ano do ensino médio, por meio do aplicativo WhatsApp. Esse(a)s jovens apresentam motivações para permanecerem na escola, apesar de dificuldades, quando se analisam alguns indicadores de vulnerabilidade social. Constroem projeções, ancoradas na crença da legitimidade da escola na aquisição de recursos e habilidades para desenharem seus projetos de vida com vistas à mobilidade social ascendente. A percepção de estratégias de curto e médio alcance foi pouco referida por ele(a)s, apesar de utilizarem recursos imaginativos para se projetarem no tempo futuro. A análise aqui realizada poderá servir para refletirmos sobre o contexto escolar, em especial o ensino médio, em seu potencial socializador, cujas práticas educacionais precisam levar em consideração a diversidades de realidades de seu público, e os significados produzidos pelos jovens sobre a relação da escola com os seus projetos de vida.
Abstract: This study aims to understand the relationship between the meanings attributed to school and the construction of life projects among young people in public secondary education, in a state school in the city of Feira de Santana. It appears that studies on youth and secondary education have gained significant notoriety in academic research in recent decades, but most studies are circumscribed within the concern with meeting technical/cognitive school requirements (pass/fail, dropout/continuity, series/age distortion). Based on the studies of Juarez Dayrell (2001; 2003; 2007; 2013; 2014), Paulo Carrano (2011; 2014), Marília Sposito (1997; 2005), Setton (2005; 2009) and Dubet (1997; 1998; 2006) this research proposes to look at the experiences of young people and their strategies in the development of life projects guided by their experiences in high school and permeated by their youth condition. For this purpose, we rely on the production of quantitative and qualitative data through a questionnaire applied to 79 students and semi-structured interviews to 4 students (two males and two females) from the second year of high school, through the WhatsApp application. These young people are motivated to stay in school, despite difficulties, when some indicators of social vulnerability are analyzed. They build projections, anchored in the belief of the school's legitimacy in acquiring resources and skills to design their life projects with a view to upward social mobility. The perception of short and medium range strategies was rarely mentioned by them, despite using imaginative resources to project themselves into the future time. The analysis carried out here can serve to reflect on the school context, especially high school, in its socializing potential, whose educational practices need to take into account the diversity of realities of its audience, and the meanings produced by young people about the school relationship. with their life projects.
Keywords: Juventude
Vulnerabilidade social
Ensino médio
Projetos de vida
Youth
Social vulnerability
High school
Life projects
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SANTOS, Tarcisa Monteiro dos. Se essa escola... Se essa escola fosse minha: significados sobre a escola e projetos de vida entre jovens do ensino médio de uma escola estadual de Feira de Santana/Ba. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1416
Issue Date: 21-Jun-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Tarcisa Silva Monteiro_dos Santos.pdfDissertação Tarcisa Silva Monteiro dos Santos2.25 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.