???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Gustavo Leão de Mello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5464015371958750por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Solange Lucas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0047042779530990por
dc.date.accessioned2023-07-05T15:20:06Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Gustavo Leão de Mello. Um estranho no ninho? a (des)construção identitária do aluno surdo em escolas inclusivas de Feira de Santana. 2023. 189 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. 2023por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1424-
dc.description.resumoEsta pesquisa intenciona analisar as manifestações culturais dos alunos surdos em duas escolas inclusivas da cidade de Feira de Santana, bem como identificar os fatores que fragilizam e potencializam a constituição identitária desses alunos. Os participantes desta pesquisa foram cinco professores ouvintes, cinco alunos surdos, oito alunos ouvintes e as coordenações pedagógicas de cada instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa, os conceitos de cultura, cultura surda, identidade e identidades surdas fundamentaram as discussões apresentadas. As ideias de Santos (2009) e Hall (2000) alicerçam as discussões sobre cultura e identidade. Sob o mesmo ponto de vista, Strobel (2008) e Perlin (2002; 2004; 2007; 2014) embasaram os estudos sobre cultura surda e identidades surdas. A opção metodológica selecionada foi a pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica. Nesse ínterim, foram utilizadas, para a produção de dados, entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação não participante. Os resultados mostram que, embora sejam observados avanços, a inclusão ainda não se efetivou nessas instituições, que, mesmo com a presença de fatores que podem potencializar a cultura surda e a interação entre os diversos atores, constata-se uma inacessibilidade linguística, pela falta de domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos diversos segmentos escolares, até mesmo em alguns alunos surdos, implicando na fragilidade das manifestações da cultura surda, impactando também na construção identitária dos alunos surdos.por
dc.description.abstractThis research intends to analyse the cultural manifestations of deaf students at two inclusive schools in Feira de Santana, as well as we intend to identify the factors that both weaken and strengthen those students’ identity constitution. The participants of this study were five hearing people, five deaf students, eight hearing students and the coordination staff from both institutions. To develop this study, the concepts of culture, deaf culture, identity, and deaf identities are the ones which based the discussions we present here. Besides, the discussions about culture and identity are based on the ideas of both Santos (2009) and Hall (2010). Under the same point of view, both Strobel (2008) and Perlin (2002; 2004; 2007; 2014) based the studies about deaf culture and deaf identities. The selected methodological option was the qualitative research and the ethnographic approach. In the meantime, to collect the data, we used semi-structured interviews, a focal group and non-participative observations. The results show us that even though there are factors which can strengthen the deaf culture and the interaction amongst the several actors involved in this study, it is possible to notice a sort of linguistic barrier, due to the lack of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) knowledge in the various school groups observed and even in some of the deaf students, leading to the frailty of the deaf culture manifestations and also having an impact on the deaf students’ identity construction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-07-05T15:20:06Z No. of bitstreams: 1 UM_ESTRANHO_NO_NINHO_A__DES_CONSTRUCAO_IDENTITARIA_DO_ALUNO_SURDO_EM_ESCOLAS_INCLUSIVAS_DE_FEIRA_DE_SANTANA.pdf: 2814742 bytes, checksum: 1127995f374b8f5324b9913fad608b97 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-05T15:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UM_ESTRANHO_NO_NINHO_A__DES_CONSTRUCAO_IDENTITARIA_DO_ALUNO_SURDO_EM_ESCOLAS_INCLUSIVAS_DE_FEIRA_DE_SANTANA.pdf: 2814742 bytes, checksum: 1127995f374b8f5324b9913fad608b97 (MD5) Previous issue date: 2023-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura surdapor
dc.subjectIdentidades Surdaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeaf Cultureeng
dc.subjectDeaf Identitieseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleUm estranho no ninho? a (des)construção identitária do aluno surdo em escolas inclusivas de Feira de Santanapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM_ESTRANHO_NO_NINHO_A__DES_CONSTRUCAO_IDENTITARIA_DO_ALUNO_SURDO_EM_ESCOLAS_INCLUSIVAS_DE_FEIRA_DE_SANTANA.pdfCARNEIRO2023_DISSERTAÇÃO_PPGE2.75 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.