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dc.creatorLeão, Danillo Holzmann-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8474022653591268por
dc.contributor.advisor1Santos, David Moises Barreto dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5904935830618045por
dc.date.accessioned2023-07-10T11:46:05Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationLEÃO, Danillo Holzmann. Investigação fenomenológica das experiências de sentido em professores: uma articulação entre a logoterapia e os saberes de experiência. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1433-
dc.description.resumoA presente pesquisa parte da premissa de que, em alguma medida, sempre se apresentou como um desafio para a formação docente – além do desenvolvimento das habilidades e conhecimentos técnicos e pedagógicos – aquilo que poderia ser chamado de formação humana do professor. Isto é, a formação daqueles recursos que estes mobilizavam para responder às demandas imprevisíveis que a prática lhes impõe. A categoria dos saberes docentes, no específico os saberes de experiência, se apresentam como uma abordagem compreensiva adequada para o entendimento destes recursos e acredita-se que sua articulação com a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl pode ser bastante profícua enquanto contribuição para o contexto de aprendizagem da docência. Assim, a questão que motivou a presente pesquisa pode ser sintetizada em: Como as experiências de sentido podem contribuir com os saberes de experiência no processo de aprendizagem da docência em professores da Educação Básica? Realizou-se uma investigação fenomenológica de experiências de sentido em professores. Tendo por referência a Logoterapia e Análise Existencial em articulação com os Saberes de Experiência. Para tal, realizou-se um estudo de caráter exploratório, que teve como instrumento de pesquisa a entrevista fenomenológica. Foram entrevistados 3 professores da educação básica. Os dados foram analisados utilizando o método qualitativo fenomenológico. Concluiu-se que as experiências de sentido, próprias dos fenômenos distintivamente humanos, após devidamente sistematizadas, podem se articular enquanto contribuição para os saberes experienciais, sobretudo na sua função central de auxiliar o sujeito a mobilizar os demais saberes, qualificando o seu processo de decisão de responder às demandas da prática docente.por
dc.description.abstractThe present research is predicated on the notion that, to some extent, the challenge of teacher education has always encompassed not only the development of technical and pedagogical skills and knowledge but also the cultivation of teachers human development. That is, the formation of resources that teachers draw upon in responding to the unpredictable demands their practice imposes. The category of teacher knowledge, specifically experiential knowledge, presents itself as a suitable comprehensive approach for understanding these resources, and it is believed that its connection with Viktor Frankl's Logotherapy and Existential Analysis can be highly fruitful as a contribution to the learning context of teaching. Thus, the question that motivated this research can be summarized as: How can experiences of meaning contribute to experiential knowledge in the learning process of teaching among Basic Education teachers? A phenomenological investigation of meaningful experiences among teachers was conducted, with Logotherapy and Existential Analysis serving as a reference point, in conjunction with experiential knowledge. An exploratory study was carried out, utilizing phenomenological interviews as the research instrument. Three Basic Education teachers were interviewed, and the data were analyzed using the qualitative phenomenological method. The study concluded that, once systematically organized, experiences of meaning—distinctively human phenomena—may be integrated as contributions to experiential knowledge, particularly in their central function of assisting individuals in mobilizing other forms of knowledge, thereby enhancing their decision-making processes in response to the demands of teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-07-10T11:46:05Z No. of bitstreams: 1 INVESTIGACAO_FENOMENOLOGICA_DAS_EXPERIENCIAS_DE_SENTIDO_EM_PROFESSORES_UMA_ARTICULACAO_ENTRE_A_LOGOTERAPIA_E_OS_SABERES_DE_EXPERIENCIA.pdf: 1068310 bytes, checksum: c7872357f8b4e02ccb371ba1efb459ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T11:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INVESTIGACAO_FENOMENOLOGICA_DAS_EXPERIENCIAS_DE_SENTIDO_EM_PROFESSORES_UMA_ARTICULACAO_ENTRE_A_LOGOTERAPIA_E_OS_SABERES_DE_EXPERIENCIA.pdf: 1068310 bytes, checksum: c7872357f8b4e02ccb371ba1efb459ce (MD5) Previous issue date: 2023-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLogoterapiapor
dc.subjectSaberes de experiênciapor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLogotherapyeng
dc.subjectExperiential knowledgeeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpor
dc.titleInvestigação fenomenológica das experiências de sentido em professores: uma articulação entre a logoterapia e os saberes de experiênciapor
dc.typeDissertaçãopor
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