Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Afonso Holanda de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277995174950539por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marildo Geraldête-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0082946888447947por
dc.contributor.advisor-co1Hohenfeld, Dielson Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2259106169918427por
dc.date.accessioned2023-07-13T15:23:03Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.citationFREIRE, Afonso Holanda de Freitas. As observações astronômicas de Galileu Galilei e sua inserção no ensino de física. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1441-
dc.description.resumoO trabalho astronômico realizado por Galileu Galilei, por meio de sua luneta telescópica contribuiu para uma mudança de paradigma, relacionado ao Modelo de Mundo defendido até o final do século XVI, baseado numa proposta Geocêntrica. Após as observações astronômicas de Galileu surgem argumentos, baseados em descobertas realizadas com o desenvolvimento deste novo instrumento científico, a luneta telescópica. Entretanto, ao olhar para a importância desta temática no Ensino de Física, tal aspecto não é tratado com a devida relevância, fato este que motiva este trabalho. Tendo em vista esta preocupação, sustentada por uma análise em livros didáticos, currículos de cursos de Licenciatura em Física, artigos científicos, é constado que há uma ausência de abordagem sobre a contribuição do trabalho científico de Galileu relacionado com suas descobertas astronômicas. Com o objetivo de contribuir para a mudança deste cenário, este trabalho se propõe a realização de um conjunto de atividades, envolvendo como temática a importância das observações astronômicas de Galileu. A proposta constou de atividades observacionais, ações de divulgação científica, e uma pesquisa baseada em uma intervenção pedagógica, tendo como público-alvo estudantes da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Salvador. Como resultante das ações do projeto, destacam-se como produtos a realização de uma Oficina de Astronomia ministrado para os bolsistas do PIBID – IFBA. Tal oficina, foi estruturada a partir das intervenções prévias (questionário de verificação, palestras e seminários), o que permitiu o estabelecimento de uma estratégia estruturada em função das propostas elencadas na BNCC. Uma análise qualitativa, baseada na técnica de Análise de Conteúdo, propiciou uma avaliação indicando um cenário favorável, sustentado pelas ações realizadas, mostrando que este tipo de proposta de intervenção pedagógica propicia uma melhora no nível de discussão dos estudantes, o que demonstra a possibilidade de discussão de temas ausentes durante a formação de professores. Como resultante da realização da oficina elaborou-se um Produto Educacional na forma de Roteiro de Atividades Práticas, baseados na construção de instrumentos científicos rudimentares, e no seu uso para realização de observações astronômicas.por
dc.description.abstractThe astronomical work carried out by Galileo Galilei, through his through his galilean telescope, contributed to a paradigm shift, related to the World Model defended until the end of the 16th century, based on a Geocentric proposal. After Galileo's astronomical observations, arguments arise, based on discoveries made with the development of this new scientific instrument, the telescope. However, when looking at the importance of this theme in Physics Teaching, this aspect is not treated with due relevance, a fact that motivates this work. In view of this concern, supported by an analysis in textbooks, resume of Degree in Physics courses, scientific articles, it is stated that there is a lack of approach on the contribution of Galileo's scientific work related to his astronomical discoveries. With the objective of contributing to change this scenario, this work proposes to carry out a set of activities, involving as a theme the importance of Galileo's astronomical observations. The proposal consisted of observational activities, scientific dissemination actions, and a research based on a pedagogical intervention, having as target audience students of the Degree in Physics of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Salvador. As a result of the project's actions, the results of an Astronomy Workshop given to PIBID – IFBA scholarship holders stand out as products. This workshop was structured from previous interventions (verification questionnaire, lectures and seminars), which allowed the establishment of a structured strategy based on the proposals listed in the BNCC. A qualitative analysis, based on the Content Analysis technique, provided an evaluation indicating a favorable scenario, supported by the actions taken, showing that this type of pedagogical intervention proposal provides an improvement in the students' discussion level, which demonstrates the possibility of discussion of absent themes during teacher training. As a result of the workshop, an Educational Product was elaborated in the form of a Roadmap of Practical Activities, based on the construction of rudimentary scientific instruments, and their use to carry out astronomical observations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-07-13T15:23:03Z No. of bitstreams: 1 8._Afonso___Dissertacao_Versao_Final.pdf: 6541096 bytes, checksum: 70c10f7639ed8efa35fbfc578a1996c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-13T15:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 8._Afonso___Dissertacao_Versao_Final.pdf: 6541096 bytes, checksum: 70c10f7639ed8efa35fbfc578a1996c1 (MD5) Previous issue date: 2021-11-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLuneta telescópicapor
dc.subjectEnsino de astronomiapor
dc.subjectGalileu Galileipor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectObservações astronômicaspor
dc.subjectTelescopic scopeeng
dc.subjectAstronomy teachingeng
dc.subjectGalileo Galileieng
dc.subjectContent analysiseng
dc.subjectAstronomical observationseng
dc.subject.cnpqFISICA::FISICA GERALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqASTRONOMIA::INSTRUMENTACAO ASTRONOMICApor
dc.titleAs observações astronômicas de Galileu Galilei e sua inserção no ensino de físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8._Afonso___Dissertacao_Versao_Final.pdfFREIRE2023_DISSERTAÇÃO_PPGA6,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.