Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mara Lúcia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063683384453060por
dc.contributor.advisor1Martin, Vera Aparecida Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539134068708725por
dc.date.accessioned2023-07-14T11:53:29Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Mara Lúcia Rodrigues. O sistema solar sob a perspectiva biológica e química do planeta Terra. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1442-
dc.description.resumoPretende-se com o presente trabalho implementar uma maneira de levar conhecimentos relativos à Astronomia aos alunos, mesmo que pontualmente, ao serem ministrados conteúdos, nas disciplinas Biologia e Química, do Ensino Médio, que guardem correlação com temas advindos da Astronomia. Propõe-se, portanto, agregar uma abordagem astronômica a tais conteúdos ao mesmo tempo que se lança mão de atividades e materiais lúdicos no sentido de uma transposição didática que possibilite que os temas de astronomia abordados passem a assumir um viés com menor grau de abstração. Por meio de todo esse processo o aluno será alçado da Terra ao Cosmos utilizando-se, para tanto, de uma abordagem do Sistema Solar sob a perspectiva biológica e química do planeta Terra. Almeja-se, assim, pontuar como se deu a formação do nosso sistema planetário, quais as características presentes na Terra que a tornou berço da vida - na forma como a conhecemos; e os requisitos que fizeram de nosso planeta, dentre todos os astros do Sistema Solar, o único, comprovadamente até o momento, onde a vida surgiu se desenvolveu e se mantém. Objetiva-se, também, elucidar qual a origem dos elementos químicos e, por conseguinte, da água e das demais substâncias, presentes em nosso planeta, que possibilitaram a bioquímica terrestre; correlacionando, deste modo, o conteúdo Tabela Periódica, abordado no primeiro ano do Ensino Médio, com o Cosmos; a fim de deixar evidenciado, ao público-alvo, que os elementos químicos naturais, presentes na Tabela Periódica, comum, hoje, a nós terráqueos, não são prerrogativas do planeta Terra. Evidenciar que estes foram e são continuamente produzidos Universo afora, inicialmente quando da origem do próprio Universo e, posteriormente, pelas estrelas; dentro de uma cronologia astronômica do surgimento e evolução destas; de maneira a encontrarem-se distribuídos por todos os meios; intergalácticos, interestelares e interplanetários, na forma de poeira cósmica. Espera-se, assim, que as atividades e produtos educacionais propostos, todos produzidos com materiais de baixo custo, passem a se constituir em alternativas a serem lançadas mãos, por professores das respectivas disciplinas, para a abordagem de temas concernentes à ciência dos astros que guardem correlações, senão com todos, com alguns conteúdos ministrados por estas disciplinas. Deste modo, tais abordagens encontram-se impregnadas por uma confluência interdisciplinar rumo à construção de um conhecimento pleno e substancialmente mais atrativo ao alunato. Para tanto, emanam do presente trabalho, três produtos educacionais: uma Sequência Didática intitulada Sistema Solar, Elementos químicos, substâncias, Terra e Vida e dois jogos, um nominado Sinuca dos Planetas e Alguns Satélites Naturais Componentes do Sistema Solar e, o outro, Elementos Químicos – A Tabela Periódica do Universo.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to implement a way to bring knowledge related to Astronomy to students, even if occasionally, when teaching content from the disciplines of Biology and Chemistry, in High School, which maintains a correlation with themes arising from Astronomy. It is proposed, therefore, to add an astronomical approach to such contents, while at the same time making use of playful activities and materials in the sense of a didactic transposition that enables the topics of astronomy addressed to assume a bias with a lower degree of abstraction. Through this entire process, the student will be lifted from the Earth to the Cosmos, using, for this purpose, an approach to the Solar System from the biological and chemical perspective of planet Earth. The aim is, therefore, to point out how the formation of our planetary system took place, what characteristics are present on Earth that made it the cradle of life - in the way we know it; and the requirements that made our planet, among all the stars of the Solar System, the only one, demonstrably so far, where life emerged, developed and maintained itself. It also aims to elucidate the origin of the chemical elements and, therefore, of water and other substances present on our planet, which made terrestrial biochemistry possible; correlating, in this way, the Periodic Table content, approached in the first year of High School, with the Cosmos; in order to make it clear to the target audience that the natural chemical elements, present in the Periodic Table, common to us earthlings today, are not prerogatives of planet Earth. Evidence that these were and are continuously produced throughout the Universe, initially at the origin of the Universe itself and, later, by the stars; within an astronomical chronology of their appearance and evolution; in order to find themselves distributed by all means; intergalactic, interstellar and interplanetary in the form of cosmic dust. It is expected, therefore, that the proposed educational activities and products, all produced with low-cost materials, will become alternatives to be used by teachers of the respective disciplines to address issues concerning the science of stars who keep correlations, if not with all, with some contents taught by these disciplines. Thus, such approaches are permeated by an interdisciplinary confluence towards the construction of full and substantially more attractive knowledge to students. Therefore, three educational products emanate from this work: a Didactic Sequence entitled Solar System, Chemical Elements, Substances, Earth and Life and two games, one named Pool of the Planets and Some Natural Satellites Components of the Solar System and the other, Elements Chemicals – The Periodic Table of the Universe.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-07-14T11:53:29Z No. of bitstreams: 1 DISSERTC_MARAVERA_INCLUSAO_ATA_FICHA_CATALOGRAFICA_28.02.2022.pdf: 3676706 bytes, checksum: 74cd7a1cf74f334ddabca7520433801e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-14T11:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTC_MARAVERA_INCLUSAO_ATA_FICHA_CATALOGRAFICA_28.02.2022.pdf: 3676706 bytes, checksum: 74cd7a1cf74f334ddabca7520433801e (MD5) Previous issue date: 2021-10-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectElementos químicospor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectChemical elementseng
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectChemistryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleO sistema solar sob a perspectiva biológica e química do planeta Terrapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTC_MARAVERA_INCLUSAO_ATA_FICHA_CATALOGRAFICA_28.02.2022.pdfSILVA2021_DISSERTAÇÃO_PPGA3,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.