???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Andreia Cintia Dourado Portela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787813924065072por
dc.contributor.advisor1Pacheco, Lílian Miranda Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893687736141541por
dc.date.accessioned2023-07-17T15:30:39Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationREIS, Andreia Cintia Dourado Portela. O processo de leitura por educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): situação de ensino e aprendizagem. 2022. 269 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1451-
dc.description.resumoA partir das experiências da pesquisadora como docente e psicopedagoga emerge o interesse em verificar, por meio de pesquisa científica, quanto à possíveis estratégias e práticas pedagógicas que pudessem favorecer a aprendizagem da leitura em educandos com TEA. Neste sentido, partiu-se do problema em saber de que modo determinada sequência didática é capaz de promover alterações no desempenho da leitura. O objetivo geral consistiu em analisar o impacto de determinada mediação pedagógica, por meio de pré e pós-teste, no desempenho em leitura de educandos com TEA. Os objetivos específicos consistiram em: fazer o diagnóstico do desempenho de leitura; avaliar o desempenho em habilidade de leitura antes e depois de determinada situação de aprendizagem; sistematizar sequência didática específica para a consciência fonológica e verificar se esta sequência promoveu alteração na habilidade de leitura dos educandos, inferida a partir da comparação entre as avaliações. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo empírica de natureza exploratória e visa avaliar a aprendizagem de leitura em educandos com TEA a partir de sequência didática planejada especificamente para consciência fonológica e desenvolvida pela pesquisadora com estudantes autistas em uma instituição especializada. Os resultados mostraram, de modo geral, que os participantes desta pesquisa responderam de forma satisfatória à proposta metodológica. Foi perceptível que os estímulos verbais, escritos, orais e visuais conduziram ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades essenciais para a aprendizagem da leitura de palavras e da sua compreensão a partir da associação dos signos visuais e espaciais às suas grafias ou palavras correspondentes.por
dc.description.abstractFrom the researcher's experiences as a teacher and psychopedagogue, an interest emerges in verifying, through scientific research, as to possible pedagogical strategies and practices that could favor the learning of reading in students with ASD. In this sense, it started with the problem of knowing how a given didactic sequence is capable of promoting changes in reading performance. The general objective was to analyze the impact of a certain pedagogical mediation, through pre and post-test, on the reading performance of students with ASD. The specific objectives consisted of: diagnosing reading performance; assess performance in reading skills before and after a given learning situation; to systematize a specific didactic sequence for phonological awareness and verify if this sequence promoted changes in the students' reading ability, inferred from the comparison between the assessments. The methodological approach is qualitative, empirical and exploratory in nature and aims to assess reading learning in students with ASD from a didactic sequence specifically designed for phonological awareness and developed by the researcher with autistic students in a specialized institution. The results showed, in general, that the participants of this research responded satisfactorily to the methodological proposal. It was noticeable that the verbal, written, oral and visual stimuli led to the development and improvement of essential skills for learning to read words and to understand them from the association of visual and spatial signs to their spellings or corresponding words.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2023-07-17T15:30:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANDREIA CINTIA DOURADO PORTELA REIS.pdf: 9826544 bytes, checksum: b5b691c69ef49cc3b68ed1911217ab0e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-17T15:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANDREIA CINTIA DOURADO PORTELA REIS.pdf: 9826544 bytes, checksum: b5b691c69ef49cc3b68ed1911217ab0e (MD5) Previous issue date: 2022-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectProcesso de leiturapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEmparelhamento multimodelopor
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectReading processeng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.subjectMulti-model pairing.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleO processo de leitura por educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): situação de ensino e aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - ANDREIA CINTIA DOURADO PORTELA REIS.pdfDissertação - Andreia Cintia Dourado Portela Reis - 20229.6 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.