???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1464
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenhando aprendizados: um estudo de caso sobre a interface gráfica do aplicativo duolingo
???metadata.dc.creator???: Vergne, Vanessa Karen Jesus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Queiroz, Lilian Quelle Santos de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa investiga, a partir do lugar da interdisciplinaridade, privilegiando as interações teóricas possíveis entre o Desenho e seus sentidos, e a cultura que o cerca, o desenho das telas do aplicativo Duolingo em seu formato Web e Mobile, com a finalidade de compreender como o desenho das telas propõe uma comunicação entre máquina e humano, buscando compreender o desenho como linguagem, como um meio que intermedia uma relação, e que está muito além da representação gráfica em uma folha de papel. O objetivo central é identificar, através da análise da interface web e mobile, enquanto imagem visual, como o desenho das telas propõe uma comunicação e constrói seu ambiente de aprendizado. Este trabalho buscou, para isso, refletir sobre os conceitos de desenho e de cibercultura, e como eles materializam sua interação no Duolingo, para além de pensar caminhos possíveis de execução de uma análise visual adequada as especificidades do objeto investigado. Nesta pesquisa de caráter qualitativo, apresento um conjunto de imagens colhidas a partir do uso do aplicativo em seus dois formatos, ao longo de dois anos de pesquisa, incluindo ao texto imagens que melhor pudessem demonstrar os fenômenos investigados.
Abstract: The present research investigates, from the place of interdisciplinarity, favoring the possible theoretical interactions between Drawing and its senses, and the culture that surrounds it, the design of the screens of the Duolingo application in its Web and Mobile format, with the purpose of understanding how screen design proposes communication between machine and human, seeking to understand drawing as a language, as a means that mediates a relationship, and which goes far beyond the graphic representation on a sheet of paper. analysis of the web and mobile interface, as a visual image, how the design of the screens proposes a communication, and builds its learning environment. This work sought, therefore, to reflect on the concepts of design and cyberculture, how they materialize their interaction in Duolingo, in addition to thinking about possible ways of performing a visual analysis adequate to the specificities of the investigated object.In this qualitative research, I present a set of images collected from the use of the application in its two formats, over two years of research, including the text images that could best demonstrate the investigated phenomena.
Keywords: Desenho
Aplicativo
Interação
Aprendizado
Design de interface
Drawing
Application
Interaction
Learning
Interface design
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES::ARTES DO VIDEO
COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
ARTES PLASTICAS::DESENHO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: VERGNE, Vanessa Karen Jesus. Desenhando aprendizados: um estudo de caso sobre a interface gráfica do aplicativo duolingo. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1464
Issue Date: 19-Apr-2023
Appears in Collections:Coleção UEFS
Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Vanessa Karen Jesus Vergne - 2023.pdfDissertação - Vanessa Karen Jesus Vergne - 20232.83 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.