???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1465
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação do campo e educação matemática: o significado do estudo da matemática em uma escola multisseriada de um distrito rural de Feira de Santana - Ba
???metadata.dc.creator???: Alexandre, Fernando dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo surge de questionamentos relacionados aos desafios da Educação Matemática frente à realidade social, política, econômica e educacional do campo e de suas Classes Multisseriadas. A pesquisa tem como objetivo analisar o significado que professor e responsáveis de alunos da classe multisseriada de um distrito rural no município de Feira de Santana/BA, atribuem ao estudo da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que traz como categorias de análise, Educação do Campo (CALDART, 2012; SOUZA, 2012), Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2001; FRANKENSTEIN, 1983), Classes Multisseriadas (JANATA e ANHAIA, 2015; HAGE, 2011; SANTOS, 2016) e que teve como campo empírico, a turma multisseriada com alunos do 1º ano ao 5º ano de uma escola do distrito da Matinha do município de Feira de Santana, no interior da Bahia. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram: o professor da classe multisseriada, a auxiliar de sala de aula, a auxiliar de serviços gerais da escola e os pais e responsáveis de alunos da classe pesquisada. Os instrumentos de coleta de dados foram: observações da sala de aula; questionários para levantamento de perfil sócio-econômico-cultural da comunidade e dos sujeitos participantes; entrevista semiestruturada com o professor; e realização de duas seções de Grupo Focal com os pais e responsáveis dos alunos no contexto pesquisado. A partir dos dados levantados, no que tange o significado de estudar matemática para os pais e responsáveis dos alunos da escola pesquisada, há o reconhecimento da relevância do conhecimento matemático escolar perante os deságios da vida em sociedade, do trabalho e vida comunitária no campo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa, demonstraram o uso de saberes matemáticos em tarefas diárias, e a compreensão de questões cotidianas a ela relacionadas, ainda assim, apontam para inúmeras dificuldades em perceber sintonia desta matemática aprendida no mundo da vida, com a matemática trabalhada no universo escolar. Concluímos a partir da análise dos dados e da pesquisa bibliográfica sobre o tema, que é necessário a superação de lacunas da formação docente, uma prática pedagógica contextualizada no cotidiano desses sujeitos e o apoio de políticas educacionais para a realidade das classes multisseriadas no campo.
Abstract: This study arises from questions related to the challenges of Mathematics Education compared to the social, political, economic and educational reality of the countryside and its Multisiered Classes. The research aims to "analyze the meaning that teachers and responsible of students in the multiserial class of a rural district in the municipality of Feira de Santana - BA, attribute to the study of Mathematics". It is a qualitative research that brings as categories of analysis, Rural Education (CALDART, 2012; SOUZA, 2012), Critical Mathematical Education (SKOVSMOSE, 2001; FRANKENSTEIN, 1983), Multiseriate Classes (JANATA and ANHAIA, 2015; HAGE, 2011; SANTOS, 2016) and that had as an empirical field, the multiseriate class with students from the 1st to the 5th year of a school in the district of Matinha in the municipality of Feira de Santana, in the interior of Bahia. The subjects participating in this research were: the teacher of the multiseriate class, the classroom assistant, the general services assistant of the school and the parents and responsible of students of the researched class. The data collection instruments were: classroom observations; questionnaires to survey the socio-economic-cultural profile of the community and the participating subjects; semi-structured interview with the teacher; and the realization of two sections of Focus Group with the parents and responsible of the students in the researched context. From the data collected, regarding the meaning of studying mathematics for the parents and responsible of the students of the school studied, there is recognition of the relevance of school mathematical knowledge in the face of the disadvantages of life in society, work and community life in the countryside. The subjects involved in the research demonstrated the use of mathematical knowledge in daily tasks, and the understanding of everyday issues related to it, however, point to numerous difficulties in perceiving the harmony of this mathematics learned in everyday life, with the mathematics worked in the school universe. We conclude from the analysis of data and bibliographic research on the subject, that it is necessary to overcome gaps in teacher training, a pedagogical practice contextualized in the daily lives of these subjects and the support of educational policies for the reality of multiserial classes in the field.
Keywords: Educação matemática crítica
Educação do campo
Classes multisseriadas
Critical mathematics education
Rural education
Multiseriate classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: ALEXANDRE, Fernando dos Santos. Educação do campo e educação matemática: o significado do estudo da matemática em uma escola multisseriada de um distrito rural de Feira de Santana - Ba. 2020. 139 f. (Dissertação) - Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1465
Issue Date: 29-Jun-2020
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.