???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1477
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções, processos de escolarização e práticas docentes em escolas municipais de Catu-Ba
???metadata.dc.creator???: Alves, Fernanda de Santana da Luz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objeto as concepções, os processos de escolarização e as práticas pedagógicas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca do trabalho com os textos literários e suas implicações para o desenvolvimento do letramento literário dos alunos de escolas públicas, situadas na cidade de Catu-Ba. Inquietações oriundas de diálogos com docentes do município a respeito de práticas pedagógicas com o texto literário e de dificuldades enfrentadas em sala de aula para o desenvolvimento do letramento literário e consequente formação leitora de crianças mobilizaram esta pesquisa, que lança um olhar sobre processos de escolarização do texto literário. O objetivo geral é compreender as implicações existentes entre os processos de escolarização da leitura literária implementados por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o letramento literário de alunos de três escolas públicas de Catu- Ba. Os fundamentos teóricos ancoram-se em dois eixos, a saber: leitura e literatura. Desses dois eixos teóricos, desdobram-se as seguintes categorias: concepção de leitura e leitor (FREIRE, 2011; PETIT, 2009; YUNES, 2002, 2009); mediação de leitura (PETIT, 2009; SANTOS; MARQUES NETO; ROSING, 2009); formação do leitor (SILVA E., 2009; YUNES, 2002); concepção de literatura (CÂNDIDO, 2011); escolarização da leitura literária (SOARES, 2003, 2011; MIGUEZ, 2003); letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2008b); letramento literário (COSSON, 2014; PAULINO, 2004, 2010). De natureza qualitativa, no campo metodológico, o estudo pauta-se na abordagem colaborativa de pesquisa (IBIAPINA, 2016). Os dados foram produzidos em diálogo com as colaboradoras da investigação, a saber, quatro professoras de escolas municipais de Catu, através dos dispositivos entrevista semiestruturada e sessões reflexivas. A metodologia utilizada para a análise interpretativa dos dados ancora-se na Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016), a qual permite ao pesquisador construir significados a partir de inferências nos textos e nos contextos em que foram produzidos. Os resultados permitem compreender que há, em escolas do município, uma preocupação e um trabalho em andamento voltado para a formação do leitor literário, crítico e autônomo no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Indicam, também, que ainda é fundamental estabelecer um processo de formação permanente com vistas à implementação de propostas pedagógicas pautadas nas diversas formas e modos de ler o texto literário, articulando-se o fazer às concepções de leitura, literatura e leitor que se intenciona formar.
Abstract: This work will deal with the conceptions of schooling processes and pedagogical practices of teachers from the beginner years of Elementary School and the working with literary texts and their implications for the development of literary literacy of students from public schools, located in the city of Catu-Ba. Concerns arising from dialogues with municipality teachers about pedagogical practices with literature and difficulties faced in the classroom for the development of literary literacy and consequently children's reading mobilized this research, which takes a look at the schooling processes of the literary text. The general objective is to understand the existing implications between the processes of schooling of literary reading implemented by teachers in the beginner years of Elementary School and the literary literacy of students from three public schools in Catu-Ba. The theoretical foundations are anchored in two axes, namely: reading and literature. From these two theoretical axes, the following categories unfold: conception of reading and reader (FREIRE, 2011; PETIT, 2009; YUNES, 2002, 2009); reading mediation (PETIT, 2009; SANTOS; MARQUES NETO; ROSING, 2009); reader formation (SILVA E., 2009; YUNES, 2002); conception of literature (C NDIDO, 2011);literary reading's schooling (SOARES, 2003, 2011; MIGUEZ, 2003); literacies (STREET, 2014; KLEIMAN, 2008b); literary literacy (COSSON, 2014; PAULINO, 2004, 2010). Based on a qualitative nature, in the methodological field, the study is based on the collaborative research approach (IBIAPINA, 2016). The data were produced in dialogue with the research collaborators, namely, four teachers from municipal schools in Catu, through semi-structured interviews and reflective sessions. The methodology used for the interpretative analysis of the data is anchored in the Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES; GALIAZZI, 2016), which allows the researcher to construct meanings from inferences in the texts and in the contexts in which they were produced. The results allow us to understand that there is, in municipality schools, a concern and a work in progress aimed at the formation of the literary, critical, and autonomous reader in the context of the beginner years of Elementary School. They also indicate that it is still essential to establish a process of permanent education to implement pedagogical proposals based on the different forms and ways of reading literature and articulate what to do with the conceptions of reading, literature, and reader that it is intended to form.
Keywords: Formação do leitor
Mediação
Escolarização da leitura literária
Letramento literário
Reader formation
Mediation
Literary reading schooling
Literary literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: ALVES, Fernanda de Santana da Luz. Letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções, processos de escolarização e práticas docentes em escolas municipais de Catu-Ba. 2022. 135f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1477
Issue Date: 20-May-2022
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.