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dc.creatorCerqueira, Maria Aline Borges Dantas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0103735093286449por
dc.contributor.advisor1Ramos, Evódio Maurício Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465362636921446por
dc.date.accessioned2023-08-02T15:05:01Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Maria Aline Borges Dantas. Trajetórias de profissionalidade docente: Narrativas de professores da rede pública do município de Ouriçangas - Bahia. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1485-
dc.description.resumoNo momento contemporâneo, a discussão sobre a profissionalidade docente está cada vez mais aflorada, haja vista a indispensável necessidade de uma atuação crítica e consciente por parte de cada professor. Aliado a isso, a investigação sobre a formação docente desde a concepção autobiográfica é problematizada, contribuindo para a constituição da identidade do professor na qualidade de protagonista de sua trajetória profissional e de seu papel na transformação social. Nessa perspectiva, com o objetivo de compreender como se constitui a trajetória da profissionalidade de professores do Município de Ouriçangas – Bahia, esta pesquisa se justifica, entendendo que a formação na perspectiva da valorização de identidades e práticas desses profissionais se constitui num importante desafio para a qualidade da educação. Para esta investigação, foi realizada uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994), com vistas a atingir as especificidades do problema, utilizando-se como base metodológica a pesquisa narrativa (SOUZA; CABRAL, 2015) e como procedimento para compreensão dos dados produzidos a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 1994), escolhas que permitem considerar a participação do professor como sujeito ativo na produção dos dados e das tessituras de histórias sobre sua práxis pedagógica. Os participantes da pesquisa foram professores do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Ouriçangas, Bahia. O aporte teórico permitiu a discussão sobre a profissionalidade como um conjunto de elementos que vão se formando na/para a prática docente, e autores como Sacristán (1995) e Libâneo (2015) reforçam a ideia de que a profissão docente se faz da multiplicidade de saberes, atitudes, reflexões e tomadas de decisões que constantemente são refletidas e ressignificadas. Em adição a estas constatações, a formação docente é terreno fértil para a problematização desses saberes, sendo que ter a prática docente e seu locus real de atuação como artifício de discussão torna este procedimento um contínuo de formação eficaz e significativo (NÓVOA, 2002; CANDAU, 1997; FREIRE, 1996). É preciso proporcionar uma formação reflexiva que tenha o objetivo de perceber a realidade escolar como dispositivo formativo e a pesquisa como possibilidade de inovação. Concluiu-se que a profissionalidade docente se constitui de variados saberes que tecem a práxis docente e estes advêm de exemplos e incentivos familiares e de escola, dos momentos formativos, das experiências e vivências do fazer diário e ampliados no decorrer da profissão. Sugere-se que um caminho possível para a profissionalidade docente é a qualificação dos espaços formativos, dos momentos de planejamento pedagógico, de lutas por direitos e criação de ambientes que permitam o diálogo e o uso da memória como meio de estabelecer a identidade profissional docente.por
dc.description.abstractIn the contemporary moment, the discussion about the teaching professionalism is more and more in evidence, considering the indispensable need of a critical and conscious performance by each teacher. Allied to this, the investigation about teacher education from the autobiographical conception is problematized, contributing to the constitution of the teacher's identity as the protagonist of his professional trajectory and his role in the social transformation. In this perspective, with the objective of understanding how the professional trajectory of teachers from the city of Ouriçangas - Bahia is constituted, this research is justified, understanding that the formation in the perspective of valorization of identities and practices of these professionals constitutes an important challenge for the quality of education. For this investigation, a qualitative research was conducted (MINAYO, 1994), in order to achieve the specificities of the problem, using as methodological basis the narrative research (SOUZA; CABRAL, 2015) and as a procedure for understanding the data produced the Textual Discourse Analysis (TDA) (MORAES; GALIAZZI, 1994), choices that allow considering the participation of the teacher as an active subject in the production of data and the weaving of stories about their pedagogical praxis. The research participants were public Elementary School teachers from the municipality of Ouriçangas, Bahia. The theoretical background allowed the discussion about professionalism as a set of elements that are formed in/for the teaching practice, and authors such as Sacristán (1995) and Libâneo (2015) reinforce the idea that the teaching profession is made of the multiplicity of knowledge, attitudes, reflections and decision making that are constantly reflected and redefined. In addition to these findings, teacher training is fertile ground for the problematization of this knowledge, and having the teaching practice and its real place of action as a discussion tool makes this procedure an effective and meaningful training continuum (NÓVOA, 2002; CANDAU, 1997; FREIRE, 1996). It is necessary to provide a reflective training that aims to perceive the school reality as a formative device and research as a possibility for innovation. It was concluded that teaching professionalism is made up of a variety of knowledge that weaves the teaching praxis and that this knowledge comes from examples and family and school incentives, from the formative moments, from the experiences and experiences of the daily work and expanded during the profession. It is suggested that a possible path for the teaching professionalism is the qualification of the formative spaces, of the moments of pedagogical planning, of fights for rights and the creation of environments that allow the dialogue and the use of memory as a means of establishing the teaching professional identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-08-02T15:05:01Z No. of bitstreams: 1 TRAJETORIAS_DE_PROFISSIONALIDADE_DOCENTE_NARRATIVASDEPROFESSORESDAREDE_PUBLICADO_MUNICIPIO_DE_OURICANGAS__BAHIA.pdf: 4256589 bytes, checksum: 1c9f7605b9713dc71368d2c25a0a1f4f (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores da educação básicapor
dc.subjectProfissionalidade docentepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectAnálise textual discursivapor
dc.subjectBasic education teacherseng
dc.subjectTeaching professionalismeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectNarrative researcheng
dc.subjectTextual discourse analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.titleTrajetórias de profissionalidade docente: Narrativas de professores da rede pública do município de Ouriçangas - Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
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TRAJETORIAS_DE_PROFISSIONALIDADE_DOCENTE_NARRATIVASDEPROFESSORESDAREDE_PUBLICADO_MUNICIPIO_DE_OURICANGAS__BAHIA.pdfCERQUEIRA2022_DISSERTAÇÃO_PPGEDU4,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


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