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dc.creatorSilva, Camila Lopes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478054475140206por
dc.contributor.advisor1Santos, David Moises Barreto dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5904935830618045por
dc.date.accessioned2023-08-07T15:38:12Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Lopes da. Desenvolvimento profissional de professores do Instituto Federal da Bahia durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021): um estudo no ensino médio integrado baseado na teoria fundamentada nos dados. 2022. 179 f. Dissertação. Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1495-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento profissional docente dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que atuaram durante o cenário da pandemia da COVID-19, nos anos de 2020 e 2021. Com efeito, empreendeu-se um estudo qualitativo a partir da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), tendo como dispositivo de produção de dados a entrevista semiestruturada, além do questionário sociodemográfico para conhecer melhor os participantes. Foram entrevistados doze professores efetivos que atuavam no ensino médio integrado em diferentes campi do IFBA. Os resultados evidenciam que muitos professores não estavam preparados para a transição entre o ensino presencial e o remoto emergencial, e essa adaptação gerou inúmeros dilemas e desafios em seu processo de desenvolvimento profissional nesse período. Constatou-se existir demanda para a formação docente que atendesse às especificidades desse ensino, para a qual os cursos oferecidos pela instituição, de modo geral, não foram suficientes. Assim, os professores precisaram buscar alternativas próprias de modo que as principais fontes dos seus saberes foram a autoformação e a sua experiência. Os saberes didáticos mais mobilizados foram a utilização de tecnologias digitais, avaliação e acompanhamento dos processos de aprendizagem e administração do tempo de aula. As principais aprendizagens dos professores estavam ligadas ao uso das tecnologias no contexto educacional, às descobertas de novas estratégias metodológicas para o ensino remoto e à superação de crenças limitadoras enraizadas no pensar e fazer docente. Apesar desses avanços, as condições de trabalho foram marcadas pela adequação do espaço doméstico e aquisição/uso de equipamentos e móveis sem apoio institucional adequado, aumento da carga horária laboral e presença de desafios relacionados à saúde mental. O modelo teórico construído nessa investigação permitiu compreender que, apesar das dificuldades desse cenário de pandemia, a atuação dos professores no formato de ensino remoto colaborou para que esses profissionais pudessem avançar no seu processo de desenvolvimento profissional – tendoem vista que eles precisaram (re)aprender a ensinar em um novo ambiente educacional mediado por tecnologias. Finalmente, a pesquisa também revela a necessidade do investimento em políticas de formação e desenvolvimento profissional docente, bem comona oferta de condições de trabalho que contribuam para o bem-estar e satisfação profissional dos docentes.por
dc.description.abstractThe present research aims to understand the teachers’ professional development process at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Bahia, who worked during the COVID-19 pandemic scenario in 2020 and 2021 years. In fact, a qualitative study was undertaken based on the Grounded Theory (GT), using the semistructured interview as a data collection instrument, in addition to the sociodemographic questionnaire to get to know the participants better. In total, 12 permanent teachers who worked in the integrated high school/secondary school at different IFBA campuses were interviewed. The results show that many teachers were not prepared for the transition between face-to-face teaching and remote teaching, and this adaptation generated numerous dilemmas and challenges in their professional development processes during this period. It was found that there is a demand for teacher education that meets the specificity of this teaching, for which the courses offered by the institution, in general, were not sufficient. Thus, the teachers needed to look for their own alternatives so that the main sources of their knowledge were self-education and their experience. The most mobilized didactic knowledge was the use of digital technology, evaluation and follow of learning processes and class time management. And the main lessons learned by teachers were linked to the use of technology in the educational context, the discovery of new methodological strategies for remote teaching, and the overcoming of limiting beliefs rooted in the thinking and doing of a teacher. Despite these advances, working conditions were marked by arrangement of domestic space and acquisition/use of equipment and furniture without adequate institutional support, increased working hours, and challenges related to mental health. The theoretical model built in this investigation allowed us to understand that, despite the difficulties of the pandemic, the teachers’ work in the remote teaching format contributed to they could advance in their professional development processes— considering that they needed to relearn how to teach in a new educational environment which is mediated by technology. Finally, the research also reveals the need to invest in teacher education and professional development policies, as well as in offering working conditions that contribute to teachers’ well-being and professional satisfaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-08-07T15:38:12Z No. of bitstreams: 1 DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DE_PROFESSORES_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DA_BAHIA_DURANTE_A_PANDEMIA_DE_COVID_19__2020_2021__UM_ESTUDO_NO_ENSINO_MEDIO_INTEGRADO_BASEADO_NA_TEORIA_FUNDAMENTADA_NOS_DADOS.pdf: 2464451 bytes, checksum: c29e757c36add67629afd8cdc15d0452 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T15:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DE_PROFESSORES_DO_INSTITUTO_FEDERAL_DA_BAHIA_DURANTE_A_PANDEMIA_DE_COVID_19__2020_2021__UM_ESTUDO_NO_ENSINO_MEDIO_INTEGRADO_BASEADO_NA_TEORIA_FUNDAMENTADA_NOS_DADOS.pdf: 2464451 bytes, checksum: c29e757c36add67629afd8cdc15d0452 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectPandemia da COVID-19por
dc.subjectCondições de trabalho docentepor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subjectCOVID-19 pandemiceng
dc.subjectTeaching working conditionseng
dc.subjectTeaching knowledgepor
dc.subjectTechnological professional educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.titleDesenvolvimento profissional de professores do Instituto Federal da Bahia durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021): um estudo no ensino médio integrado baseado na teoria fundamentada nos dadospor
dc.typeDissertaçãopor
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