???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Julliana Pena de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848024271741834por
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656783072132516por
dc.date.accessioned2023-08-08T11:43:13Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Julliana Pena de Carvalho. Determinantes sociais e pedagógicos da evasão escolar: um estudo no Instituto Federal Baiano – campus Serrinha. 2022. 138f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana,Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1498-
dc.description.resumoA evasão escolar é um fenômeno complexo que provoca consequências de ordem educacional, econômica, familiar e social. Além disso, a evasão destaca-se por suas mais variadas causas, que podem se manifestar isoladas ou por meio de uma somatória de fatores, como a necessidade de trabalhar, tempo de dedicação aos estudos, dificuldade com transporte, doença, gravidez, dentre outros. Esse trabalho pretendeu compreender os determinantes sociais e pedagógicos que corroboram para a evasão no Instituto Federal Baiano, campus Serrinha, dos alunos matriculados nos cursos técnicos – integrado ao ensino médio e subsequente – no período de 2016 a 2019. Utilizou-se da abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, além de pesquisa descritiva. A análise dos dados evidencia que os fatores que contribuem para a evasão escolar são diversos, complexos e heterogêneos, possuindo uma significativa ligação em relação ao aluno e ao contexto em que vive. Identificou que os alunos evadidos apresentam um perfil com idade entre 21 e 40 anos, sendo em sua maioria do gênero feminino e com uma renda familiar que não ultrapassa a dois salários mínimos. Mostrou ainda que embora as ações da assistência estudantil não tenham sido capazes de evitar as saídas, devido à existência de fatores externos, estas se configuraram de extrema importância para a permanência e êxito de diversos alunos, evitando com isso, um maior número de evasão.por
dc.description.abstractSchool dropout is a complex phenomenon that causes educational, economic, familiar, and social consequences. In addition, dropout is notable for its many different causes, which can manifest themselves alone or through a combination of factors, such as the need to work, time dedicated to studies, difficulties with transportation, illness, and pregnancy. This work aimed to understand the social and pedagogical determinants that corroborate the dropout at the Federal Institute of Bahia, Serrinha campus, of students enrolled in technical courses – integrated to high school and subsequent – from 2016 to 2019. The qualitative approach was used for the case study type and descriptive research. The data analysis shows that the factors contributing to school dropout are diverse, complex, and heterogeneous, having a significant connection between the student and the context in which he lives. Identified that dropout students have a profile aged between 21 and 40 years, being mostly female and with a family income, that does not exceed two minimum wages. It also showed that although the student assistance actions were not able to avoid the dropouts, due to the existence of external factors, they were extremely important for the permanence and success of several students, thus avoiding a greater number of dropouts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-08-08T11:43:13Z No. of bitstreams: 1 DETERMINANTES_SOCIAIS_E_PEDAGOGICOS_DA_EVASAO_ESCOLAR_UM_ESTUDO_NO_INSTITUTO_FEDERAL_BAIANO_CAMPUS_SERRINHA.pdf: 4517950 bytes, checksum: 978288ea27be1d3bd197745d2f594dc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T11:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DETERMINANTES_SOCIAIS_E_PEDAGOGICOS_DA_EVASAO_ESCOLAR_UM_ESTUDO_NO_INSTITUTO_FEDERAL_BAIANO_CAMPUS_SERRINHA.pdf: 4517950 bytes, checksum: 978288ea27be1d3bd197745d2f594dc2 (MD5) Previous issue date: 2022-07-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectPolíticas de permanênciapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectInstituto Federal Baianopor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectPermanence policieseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectFederal Institute of Bahiaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpor
dc.titleDeterminantes sociais e pedagógicos da evasão escolar: um estudo no Instituto Federal Baiano – campus Serrinhapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DETERMINANTES_SOCIAIS_E_PEDAGOGICOS_DA_EVASAO_ESCOLAR_UM_ESTUDO_NO_INSTITUTO_FEDERAL_BAIANO_CAMPUS_SERRINHA.pdfSANTOS2022_DISSERTAÇÃO_PPGE4.41 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.