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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O curso de pedagogia: o que dizem os egressos sobre o seu lugar de professor alfabetizador
???metadata.dc.creator???: Mascarenhas, Selma Mendes Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Solange Mary Moreira
???metadata.dc.description.resumo???: O analfabetismo no Brasil se constitui num problema educacional, político e social de grande relevância que se arrasta ao longo da nossa história, sendo a formação do professor alfabetizador um dos fatores que precisa ser repensado, a fim de que possamos superá-lo. Nessa perspectiva, questionamos: como a atual proposta pedagógica do curso de Pedagogia da UEFS vem contribuindo para a formação de professores alfabetizadores? Como os professores que são formados no referido curso se sentem com relação à tarefa de ensinar a ler e escrever? A proposição do Curso de Pedagogia, segundo a Resolução CNE/CP 01/2006, define a docência como base para a formação do pedagogo, devendo este atuar, prioritariamente, na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando os processos de aquisição da leitura e da escrita devem ser consolidados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho se constitui em conhecer as perspectivas de professores egressos sobre a importância do curso de Pedagogia da UEFS na sua própria formação como professores alfabetizadores. Este estudo de caráter qualitativo, utilizou como estratégias metodológicas a pesquisa documental sobre as normatizações do referido curso e sua organização curricular (em âmbitos nacional e local) e a entrevista semiestruturada com cinco professoras que atuavam em classes de 1º ano em 2014, egressas do curso de Pedagogia da UEFS.Ao longo da pesquisa abordamos as diferentes concepções de alfabetização que permeiam a história da educação no Brasil e as diversas compreensões teóricas e metodológicas sobre o processo de alfabetização que buscam influenciar diretamente a prática pedagógica do professor alfabetizador, a partir de teóricos como Ferreiro (2012), Soares (2002, 2004), Britto (2003), Kleiman (2007), Mortatti (2000) e Morais (2006). Discutimos também, algumas ideias sobre currículo, utilizando como suporte as contribuições de Gimeno Sacristán (2000), Veiga-Neto (2002), Goodson (2007) e Silva (1999), passando, em seguida, a discorrer sobre a construção histórica do currículo do curso de Pedagogia no Brasil e sua relação com a formação de professores alfabetizadores, a partir de autores como Saviani (2012), Libâneo (2006), Pimenta (1999), Brzezinski (2012) e Scheibe (2007). Por fim, analisamos o curso de Pedagogia da UEFS a partir de documentos normativos e organizacionais, bem como das entrevistas realizadas com as docentes, sujeitos dessa pesquisa, buscando compreender o lugar e a importância da alfabetização no referido curso, contando com a contribuição dos teóricos supracitados, além de Tardif (2011), Brito (2006), Nóvoa (2009), Weisz (2003), entre outros. A investigação sinalizou, dentre outras coisas, para a persistente ausência de identidade do curso, observada desde a sua gênese, pretendendo, na atualidade, formar o docente para atuar em classes de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental como também o especialista para atuar no campo escolar e em espaços não educativos, o que promove o inchaço e a fragmentação do currículo, tendendo para a superficialidade e precarização da formação e; paraa necessidade de uma revisão do curso de Pedagogia da UEFS (enquanto lócus da formação do professor que ensina a ler e a escrever), ressaltando que a alfabetização precisa conquistar um maior espaço em seu currículo, considerando que urge qualificar a formação docente para o ensino da leitura e da escrita, garantindo a todos os educandos, o direito de ingressar no mundo da cultura letrada de forma consciente e competente.
Abstract: Illiteracy in Brazil is an educational, social and political issue of great importance that creeps along our history, being the education of the alphabetizing teacher one of the factors that needs to be rethought, so that we can overcome it. In this perspective, we ask: how the current educational proposal of the course of pedagogy of UEFS has contributed to the training of literacy teachers? As teachers who are trained in that course feel about the task of teaching reading and writing? The proposition of the Pedagogy Program, according to the Resolution CNE / CP 01/2006, defines teaching as basis for the formation of the pedagogue, and this act primarily in childhood education and the early grades of elementary school, when the procurement processes reading and writing should be consolidated. In this sense, the objective of this work is known prospects of graduates teachers about the importance of the course of pedagogy of UEFS in their own training as literacy teachers. This qualitative study was used as methodological strategies documentary research on the norms of that course and curricular organization (national and local levels) and the semi-structured interviews with five teachers who worked in 1st year classes in 2014, discharged of the course Pedagogy of UEFS. During the research, we approach the different conceptions of literacy that permeate the history of education in Brazil and the various theoretical and methodological insights into the process of literacy looking for directly influence the pedagogical practice of literacy teacher, from theoretical as Ferreiro (2012) Soares (2002, 2004), Britto (2003), Kleiman (2007), Mortatti (2000) and Morais (2006). We also discuss some ideas about curriculum, using as support the contributions of Gimeno Sacristán (2000), Veiga-Neto (2002), Goodson (2007) and Silva (1999), passing then to discuss the historical construction of the curriculum of the course pedagogy in Brazil and its relation to the formation of literacy teachers, from authors like Saviani (2012), Libâneo (2006), Pimenta (1999), Brzezinski (2012) and Scheibe (2007).Finally, we analyze the course of pedagogy of UEFS from regulatory and organizational documents, as well as interviews with teachers, subject of this research, trying to understand the place and the importance of literacy in that course, with the contribution of theoretical above, and Tardif (2011), Brito (2006), Nóvoa (2009), Weisz (2003), among others. The research signaled, among other things, the persistent lack of identity of course, observed since its genesis, intending, at present, form the teacher to work in early childhood education classes and the early grades of elementary school as well as the specialist to act in the school field and not educational spaces, which promotes swelling and fragmentation of the curriculum, tending to the superficiality and precarious training and; the need for a review of the course of pedagogy of UEFS (as locus of teacher who teaches reading and writing), emphasizing that literacy needs to gain more space on your curriculum, considering the urgent need to qualify the training of teachers for reading and writing education, ensuring all learners the right to enter the world of literacy consciously and competently.
Keywords: Curso de Pedagogia
Formação de professores alfabetizadores
Currículo
Pedagogy Course
Training literacy teachers
Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: MASCARENHAS, Selma Mendes Souza. O curso de pedagogia: o que dizem os egressos sobre o seu lugar de professor alfabetizador. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/150
Issue Date: 19-May-2015
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