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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A modelagem matemática e a prevenção do bullying: caminhos para o desenvolvimento sociomoral no espaço escolar em perspectiva interdisciplinar
???metadata.dc.creator???: Lima, Larissa Borges de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Luna, Ana Virginia de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo de nossa pesquisa é analisar como se deram o reconhecimento e a realização dos textos sobre modelagem matemática, tematizando o bullying e o desenvolvimento sociomoral em espaço de formação colaborativa e-learning, operadas por professores de matemática da educação básica. O estudo foi desenvolvido com base em dados do projeto de pesquisa interinstitucional, financiado pelo CNPq, Modelagem matemática na educação básica: efeitos de um ensino problematizador, envolvendo 47 professores de matemática de diferentes escolas públicas de polos do estado da Bahia — Vitória da Conquista, Amargosa e Feira de Santana — que tiverem algum tipo de interesse em participar de uma formação colaborativa em modelagem.A partir da análise documental dos dados coletados e observações de diversos ambientes e-learning, como Google Meet, Classroom, Lives, foramdesenvolvidas categorias de análise, em uma abordagem qualitativa, por meio do modelo sociológico da linguagem de descrição proposta por Basil Bernstein. Alguns elementos teóricos nos permitiramdialogar sobre o bullying, como um fenômeno complexo, e sobre a articulação desta temática interdisciplinar por intermédioda modelagem matemática, procurando identificar um processo formativo que pudesse favorecer a reflexão sobre bullyinge um ambiente de aprendizagem que o tematize. Os resultados sugerem a existência de diferentes dimensões envolvidas, em um ambiente formativo e-learning, que vão desde a seleção e organização, gerenciamento, recontextualização interna e, legitimação, dos textos, para que professores produzissem textos legítimos acerca de bullying e de modelagem, até a sua implicação — maneira pela qual houve envolvimento com a realidade instalada em suas instituições, com proposição de implementações de ações antibullying nos documentos da escola a partir das atividades de modelagem planejadas.
Abstract: The aim of our research is to analyze how the texts on mathematical modeling were recognized and carried out, focusing on bullying and sociomoral development in a collaborative e-learning space, supported by basic education mathematics teachers. The study was developed based on data from the inter-institutional, financial research project by CNPq, Mathematical modeling in basic education: effects of problematic teaching, involving 47 mathematics teachers from different public schools in the state of Bahia about the cities: Vitória da Conquista, Amargosa and Feira de Santana - that might have some kind of interest in participating in a collaborative training in modeling. According to the documentary analysis of the collected data and various e-learning environments, such as Google Meet, Classroom, Lives, categories of analysis were developed, in a qualitative approach, through the sociological model of the description language proposed by Basil Bernstein. Some theoretical elements allowed us to dialogue about bullying, as a complex phenomenon, and about the articulation of this interdisciplinary theme through mathematical modeling, seeking to identify a formative process that can favor a reflection on bullying and a learning environment that focuses on itself. The existing results show us the existence of different dimensions involved, in an e-learning formative environment, from selection and organization, management, internal recontextualization and, legitimation, of the texts, so that teachers could produce legitimate texts about bullying and modeling to its implication - the way in which there was involvement with the reality installed in its institutions, engage themselves toward to proposal of implementing anti-bullying actions in school documents based on the planned modeling activities.
Keywords: Bullying
Modelagem Matemática
Produção de textos
Formação e-learning
Mathematical Modeling
Text production
E-learning training
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: LIMA, Larissa Borges de Souza. A modelagem matemática e a prevenção do bullying: caminhos para o desenvolvimento sociomoral no espaço escolar em perspectiva interdisciplinar. 2021.159 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1518
Issue Date: 27-Apr-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS



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