???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1523
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre o território vivo e letras mortas: um estudo sobre as políticas educacionais para a formação de trabalhadores em Conceição do Jacuípe, de 2006–2016
???metadata.dc.creator???: Neres, Jocelandia Cerqueira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda
???metadata.dc.description.resumo???: Qual a implicação das políticas públicas estaduais e municipais, na realidade da formação profissional de Conceição de Jacuípe, no Território Portal do Sertão? Objetivando responder tal questão, este trabalho analisa como tais Políticas Públicas dialogam para a construção de um modelo de ensino que atenda à formação integral dos sujeitos considerando seu contexto sócio-histórico, político e econômico que, no caso da Bahia, está circunscrito pelos Territórios de Identidade. Para tal, este estudo investiga as Políticas Educacionais para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio implementadas no estado da Bahia entre os anos de 2006 e 2016, a partir da análise das metas para a Educação Profissional do Plano Estadual de Educação e do Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe - município tradicionalmente conhecido como “Berimbau”. Este estudo é, também, realizado à luz da política territorial adotada pelo Governo da Bahia, que consta principalmente no Decreto 12.354/2010 e na Lei 13.124/ 2014 e demarca os municípios do Território de Identidade do Portal do Sertão, no qual Conceição do Jacuípe está inserido. Na busca pelo entendimento da dinâmica existente entre as Políticas Públicas, os Territórios e seus sujeitos, adotou-se para a pesquisa a abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da análise de documentos, a partir dos procedimentos definidos pela análise de conteúdo de Bardin, fundamentada na Teoria Social Crítica.Conclui-se que as Políticas Educacionais refletem o contexto do momento histórico nas quais foram produzidas, sendo que, no Brasil, estas vêm reproduzindo o caráter neoliberal, e o Território precisa ser a referência primeira na elaboração destas.
Abstract: What is the implication of state and municipal Public Policies in the reality of professional training in Conceição de Jacuípe, in the Portal do Sertão Territory? Aiming to answer this question, this work analyzes how such Public Policies dialogue for the construction of a teaching model that meets the integral formation of the subjects considering their socio-historical, political and economic context that, in the case of Bahia, is circumscribed by the Territories of Identity. To this end, this study investigates the Educational Policies for Professional Education Integrated to High School implemented in the state of Bahia between 2006 and 2016, based on the analysis of the goals for Professional Education of the State Education Plan and the Municipal Plan of Education. Education in Conceição do Jacuípe - municipality traditionally known as “Berimbau”. This study is also carried out in the light of the territorial policy adopted by the Government of Bahia, which is mainly included in Decree 12.354/2010 and in Law 13.124/2014 and demarcates the municipalities of the Identity Territory of Portal do Sertão in which Conceição do Jacuípe is located. inserted . In the search for understanding the dynamics between Public Policies, Territories and their subjects, a qualitative approach was adopted for the research, using the Document Analysis Methodology, based on the procedures defined by Bardin's content analysis, based on the Critical Social Theory. It is concluded that Educational Policies reflect the context of the historical moment in which they were produced, and in Brazil, they have been reproducing the neoliberal character, and the Territory needs to be the first reference in the elaboration of these.
Keywords: Políticas educacionais
Território de identidade
Educação profissional
Conceição do Jacuípe
Educational policies
Territory of identity
Professional education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: NERES, Jocelandia Cerqueira. Entre o território vivo e letras mortas: um estudo sobre as políticas educacionais para a formação de trabalhadores em Conceição do Jacuípe, de 2006–2016. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1523
Issue Date: 22-Jul-2022
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.