Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeres, Jocelandia Cerqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623962626408296por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961548959919008por
dc.date.accessioned2023-08-16T13:48:25Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationNERES, Jocelandia Cerqueira. Entre o território vivo e letras mortas: um estudo sobre as políticas educacionais para a formação de trabalhadores em Conceição do Jacuípe, de 2006–2016. 2022. 120f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1523-
dc.description.resumoQual a implicação das políticas públicas estaduais e municipais, na realidade da formação profissional de Conceição de Jacuípe, no Território Portal do Sertão? Objetivando responder tal questão, este trabalho analisa como tais Políticas Públicas dialogam para a construção de um modelo de ensino que atenda à formação integral dos sujeitos considerando seu contexto sócio-histórico, político e econômico que, no caso da Bahia, está circunscrito pelos Territórios de Identidade. Para tal, este estudo investiga as Políticas Educacionais para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio implementadas no estado da Bahia entre os anos de 2006 e 2016, a partir da análise das metas para a Educação Profissional do Plano Estadual de Educação e do Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe - município tradicionalmente conhecido como “Berimbau”. Este estudo é, também, realizado à luz da política territorial adotada pelo Governo da Bahia, que consta principalmente no Decreto 12.354/2010 e na Lei 13.124/ 2014 e demarca os municípios do Território de Identidade do Portal do Sertão, no qual Conceição do Jacuípe está inserido. Na busca pelo entendimento da dinâmica existente entre as Políticas Públicas, os Territórios e seus sujeitos, adotou-se para a pesquisa a abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da análise de documentos, a partir dos procedimentos definidos pela análise de conteúdo de Bardin, fundamentada na Teoria Social Crítica.Conclui-se que as Políticas Educacionais refletem o contexto do momento histórico nas quais foram produzidas, sendo que, no Brasil, estas vêm reproduzindo o caráter neoliberal, e o Território precisa ser a referência primeira na elaboração destas.por
dc.description.abstractWhat is the implication of state and municipal Public Policies in the reality of professional training in Conceição de Jacuípe, in the Portal do Sertão Territory? Aiming to answer this question, this work analyzes how such Public Policies dialogue for the construction of a teaching model that meets the integral formation of the subjects considering their socio-historical, political and economic context that, in the case of Bahia, is circumscribed by the Territories of Identity. To this end, this study investigates the Educational Policies for Professional Education Integrated to High School implemented in the state of Bahia between 2006 and 2016, based on the analysis of the goals for Professional Education of the State Education Plan and the Municipal Plan of Education. Education in Conceição do Jacuípe - municipality traditionally known as “Berimbau”. This study is also carried out in the light of the territorial policy adopted by the Government of Bahia, which is mainly included in Decree 12.354/2010 and in Law 13.124/2014 and demarcates the municipalities of the Identity Territory of Portal do Sertão in which Conceição do Jacuípe is located. inserted . In the search for understanding the dynamics between Public Policies, Territories and their subjects, a qualitative approach was adopted for the research, using the Document Analysis Methodology, based on the procedures defined by Bardin's content analysis, based on the Critical Social Theory. It is concluded that Educational Policies reflect the context of the historical moment in which they were produced, and in Brazil, they have been reproducing the neoliberal character, and the Territory needs to be the first reference in the elaboration of these.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-08-16T13:48:25Z No. of bitstreams: 1 ENTRE_O_TERRITORIO_VIVO_E_LETRAS_MORTAS_UMESTUDO_SOBRE_AS_POLITICAS_EDUCACIONAIS_PARA_A_FORMACAO_DE_TRABALHADORES_EM_CONCEICAO_DO_JACUIPE_DE_2006_2016.pdf: 1141069 bytes, checksum: e9cd31b1b2675419d85e19fa867a15f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T13:48:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENTRE_O_TERRITORIO_VIVO_E_LETRAS_MORTAS_UMESTUDO_SOBRE_AS_POLITICAS_EDUCACIONAIS_PARA_A_FORMACAO_DE_TRABALHADORES_EM_CONCEICAO_DO_JACUIPE_DE_2006_2016.pdf: 1141069 bytes, checksum: e9cd31b1b2675419d85e19fa867a15f5 (MD5) Previous issue date: 2022-07-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectTerritório de identidadepor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectConceição do Jacuípepor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectTerritory of identityeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleEntre o território vivo e letras mortas: um estudo sobre as políticas educacionais para a formação de trabalhadores em Conceição do Jacuípe, de 2006–2016por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.