Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marcus Solon Sá de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2734517684370236por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marinalva Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7541823289303140por
dc.date.accessioned2023-08-17T12:03:43Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcus Solon Sá de. Representações sociais sobre a formação de atitudes e valores na prática pedagógica de docentes de engenharia civil da UEFS. 2022. 244f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1525-
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), cujo objetivo geral foi compreender, mediante as representações de estudantes e professores, como ocorre a formação de atitudes e valores na prática educativa dos professores do curso de Engenharia Civil da UEFS. O quadro teórico foi embasado em Zabala (1998), Postic (1990), Zabalza (2000), Bolivar (2000), Rodrigues (1991), Moreno (2005), Trillo (2000), Puig (2007) e Masetto (2012), entre outros. A metodologia utilizada se fundamenta nos princípios epistemológicos do paradigma emergente (SOUSA SANTOS, 2010), e pesquisa qualitativa (MINAYO, 2007),em diálogo com a teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 2001, 2005; ABRIC, 2000, 2002). Como dispositivos para a produção dos dados, usamos a técnica de associação livre de palavras (TALP) e entrevistas semiestruturadas com questões-estímulo. Participaram da TALP 184estudantes matriculados em componentes curriculares do 2º ao 10º semestre do curso de Engenharia Civil da UEFS. E das entrevistas com questões-estímulo, oito estudantes e oito professores. A análise dos dados da TALP foi realizada com a ajuda da estatística, a partir da qual foi traçado um quadro de quatro casas com os elementos que estruturaram as representações sociais sobre a formação de atitudes e valores na prática pedagógica. Na análise da parte discursiva, foram aplicados pressupostos da análise de conteúdo tipo temática de Bardin (2011). Os resultados da TALP indicam atitudes negativas e positivas: arcaísmo, falta de empatia, rigideze exigência: dedicação, domínio da didática, comprometimento e responsabilidade. A falta de empatia, a rigidez e o ensino arcaico são atitudes do professor que podem levar o graduando ao desequilíbrio emocional, à falta de motivação para aprender, à falta de dedicação ao estudo e à desistência acadêmica, apesar das atitudes de comprometimento e responsabilidade de alguns docentes. Para a TALP, os resultados indicam valores negativos e positivos: descaso, arrogância, egocentrismo e desrespeito;responsabilidade, honestidade, domínio da didática, profissionalismo, competência e excelência. A prática educativa deve se fundamentar em valores intencionais positivos, focados na qualidade do processo de ensino-aprendizagem, para o bem de todos. Com os resultados das entrevistas, organizamos quatrocategorias: a relação educativa; o currículo do curso e a formação de atitudes e valores; a realidade e o perfil do professor; e a realidade da turma e o perfil dos estudantes. Majoritariamente, a formação de atitudes e valores é congruente e positiva. Identificamos ainda os diversos sentidos atribuídos por professores e estudantes aos termos atitudes e valores, e analisamos a estrutura das representações sobre eles, as quais se apresentaram como diversas, convergentes e divergentes. E sobre a avaliação atribuída por estudantes e professores do curso de Engenharia Civil da UEFS à formação de atitudes e valores, foi percebida sua fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação do ser humano integral.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of an empirical research, of a qualitative nature, developed in the Graduate Program in Education at the State University of Feira de Santana (UEFS), whose general objective was to understand, through the representations of students and teachers, how training occurs of attitudes and values ​​in the educational practice of professors of the Civil Engineering course at UEFS. The theoretical framework was based on Zabala (1998), Postic (1990), Zabalza (2000), Bolivar (2000), Rodrigues (1991), Moreno (2005), Trillo (2000), Puig (2007) and Masetto (2012) , between others. The methodology used is based on the epistemological principles of the emerging paradigm (SOUSA SANTOS, 2010), and qualitative research (MINAYO, 2007), in dialogue with the theory of social representations (MOSCOVICI, 2003; JODELET, 2001, 2005; ABRIC, 2000, 2002). As devices for data production, we used the free word association technique (TALP) and semi-structured interviews with stimulus questions. 184 students enrolled in curricular components from the 2nd to the 10th semester of the Civil Engineering course at UEFS participated in the TALP. And from the interviews with stimulus questions, eight students and eight professors. The analysis of the TALP data was carried out with the help of statistics, from which a table of four houses was drawn with the elements that structured the social representations about the formation of attitudes and values ​​in the pedagogical practice. In the analysis of the discursive part, Bardin's (2011) thematic content analysis assumptions were applied. The TALP results indicate negative and positive attitudes: archaism, lack of empathy, rigidity and demand: dedication, mastery of didactics, commitment and responsibility. The lack of empathy, rigidity and archaic teaching are attitudes of the teacher that can lead the student to emotional imbalance, lack of motivation to learn, lack of dedication to study and academic dropout, despite attitudes of commitment and responsibility of some teachers. For TALP, the results indicate negative and positive values: neglect, arrogance, egocentrism and disrespect; responsibility, honesty, mastery of didactics, professionalism, competence and excellence. Educational practice must be based on positive intentional values, focused on the quality of the teaching-learning process, for the good of all. With the results of the interviews, we organized four categories: the educational relationship; the course curriculum and the formation of attitudes and values; the teacher's reality and profile; and the reality of the class and the profile of the students. Mostly, the formation of attitudes and values ​​is congruent and positive. We also identified the different meanings attributed by teachers and students to the terms attitudes and values, and we analyzed the structure of the representations about them, which were presented as diverse, convergent and divergent. And regarding the assessment attributed by students and professors of the Civil Engineering course at UEFS to the formation of attitudes and values, its fundamental importance for the teaching-learning process and for the formation of the integral human being was perceived.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Ponce (aponce@uefs.br) on 2023-08-17T12:03:43Z No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES_SOCIAIS_SOBRE_A_FORMACAO_DE_ATITUDES_E_VALORES_NA_PRATICA_PEDAGOGICA_DE_DOCENTES_DE_ENGENHARIA_CIVIL_DA_UEFS.pdf: 3704525 bytes, checksum: 452d8f6cf36794d68167971a7bb62d1d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-17T12:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES_SOCIAIS_SOBRE_A_FORMACAO_DE_ATITUDES_E_VALORES_NA_PRATICA_PEDAGOGICA_DE_DOCENTES_DE_ENGENHARIA_CIVIL_DA_UEFS.pdf: 3704525 bytes, checksum: 452d8f6cf36794d68167971a7bb62d1d (MD5) Previous issue date: 2022-11-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectRelação professor e estudantepor
dc.subjectTeoria das representações sociaispor
dc.subjectValorespor
dc.subjectAttitudeseng
dc.subjectEducational practicepor
dc.subjectTeacher and student relationshippor
dc.subjectTheory of social representationspor
dc.subjectValuespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleRepresentações sociais sobre a formação de atitudes e valores na prática pedagógica de docentes de engenharia civil da UEFSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REPRESENTACOES_SOCIAIS_SOBRE_A_FORMACAO_DE_ATITUDES_E_VALORES_NA_PRATICA_PEDAGOGICA_DE_DOCENTES_DE_ENGENHARIA_CIVIL_DA_UEFS.pdfOLIVEIRA2022_DISSERTAÇÃO_PPGE3,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.